pub-9301201605593009
 
IMG-7710.JPG
IMG-7723.JPG

Vamos falar sobre PANC?!

PANC - Plantas Alimentícias Não Convencionais - São plantas com potencial alimentício e desenvolvimento espontâneo, porém não são consumidas em larga escala ou são utilizadas apenas em determinada região. Elas estão na moda, e são alvo de inúmeros cursos e publicações, e estimulam a criatividade dos melhores Chefs.

panc-biomarket.jpg

O cultivo e o consumo de hortaliças frescas tem diminuído em diversas regiões do país, em áreas rurais e urbanas, e este é um fato generalizado, independente de classes sociais.

Sabemos da grande importância do consumo de hortaliças como fonte de nutrientes, principalmente de vitaminas, sais minerais e fibras, além de algumas delas também nos fornecerem carboidratos e proteínas.

Todavia , em alguns locais, devido aos mais variados motivos, sejam eles questões climáticas, financeiras, culturais ou sociais, ou mesmo mudanças nos hábitos alimentares o baixo consumo de hortaliças pode se caracterizar como um problema de segurança alimentar e nutricional;

Também são consideradas Pancs as plantas que são  subaproveitadas, como a bananeira - além dos frutos, os mangarás (corações ou umbigos) podem ser aproveitados mas acabam desperdiçados.

Algumas PANCS mais consumidas

Ora-pro-nobis: Usada como cerca viva e encontrada facilmente no estado de Minas Gerais, a planta é uma ótima fonte de fibras, proteínas e vitaminas outros exemplos é a vitória regia, feijão guandu.

ora-pro-nobis-1-1014x507.jpg

Azedinha: As folhas frescas picadas podem ser utilizadas em saladas e moderadamente em sucos verdes, conferindo-lhes um agradável e estimulante sabor ácido. As folhas refogadas são usadas também em sopas e molhos. Rica em ferro, também pode ser usada em pratos doces, caipirinhas, sucos e geleias. São duas variedades, a graúda e a pequena. Deve ser evitada por quem é intolerante à carambola.

planta-azedinha-1200x675.jpg

Cambuquira: Assim são chamados os brotos e folhas jovens de abóbora e chuchu, bastante usados na Europa e na nossa cozinha caipira. São ricos em vitaminas A, C e E. Desde que sejam tenros, os caules também podem ser descascados e refogados junto com os brotos e folhas. Apenas as pontas
tenras dos brotos (um palmo) devem ser usadas e fervidas para amaciar. Vão bem em sopas, com polenta ou com ovos.

b95c186499b77ff70873cc88a603f4c5.jpg

Capiçoba: De sabor levemente amargo, é consumida como couve e pode ser acompanhada com angu, arroz e feijão.

capiçoba.JPG

Folhas de batata-doce: Ricas em nutrientes e antioxidantes, essas folhas podem ser usadas como a couve e o espinafre, após um cozimento rápido. De uso comum na culinária asiática e africana, podem ser servidas em tortas, molhos e como acompanhamento.

download.jfif

Peixinho: Suas folhas podem ser utilizadas no preparo de sucos, refogados, sopas, omeletes e recheios diversos. Quando preparadas à milanesa seu sabor assemelha-se ao de peixe, servindo como ótimo petisco. Também chamada de orelha-de-coelho e lambari-da-horta, de suas folhas suculentas e nutritivas pode-se fazer lasanha, massas e até risoto.

1630744838c82ee54ef60c485affd93e.png

Nem todo MATO é PANC

Tenha cautela ao degustar uma planta, porque nem todo mato é uma PANC! Existem muitas plantas que são impróprias para o consumo humano e animal. Por isso, é importante conhecer e saber um pouco mais antes de se aventurar na ingestão de alguma planta.

É importante ter em mente que quando uma PANC é produzida em grande escala e encontrada à venda em vários lugares, ela deixa de ser PANC e passa a ser, então, hortaliça convencional.

Segue abaixo endereço para pesquisa e mais informações sobre o assunto.

Cartilha de hortaliças não convencionais. Disponível em:

PANC – Hortaliças não convencionais. Disponível em:

Ana Maria Pereira Cabral (CRN 7302 6º região)
Especialista em Fitoterapia e Suplementação Aplicadas á Nutrição Clínica
e Estética
Especialista em Nutrição Clinica
Especialista Em saúde da família
Bacharel em nutrição

@sigasuanutri
ana_cabral_nutri@hotmail.com 83 988627867