Coluna Loba Saudável

Revista Top Loba outubro/2018

 Outubro Rosa 

Melaine Nascimento

"Não recebi uma sentença de morte, mas a oportunidade de ressurgir como uma Fênix!"

Neste mês intensificamos a conscientização da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e agora de útero também.
O Movimento “OUTUBRO ROSA”, nasceu na década de 1990, para estimular a participação não só das mulheres, mas da sociedade como um todo.


Pois bem, mesmo assim o auto-exame não é considerado suficiente para a detecção da doença. Tocar o próprio corpo e reconhecer possíveis mudanças é uma importante ferramenta de empoderamento da mulher frente a própria saúde, mas não substitui a mamografia e a ultrassonografia, exames estes que devem ser feitos anualmente, não é mesmo?


Mas infelizmente não temos essa facilidade, pois temos um Sistema de Saúde decadente que nos impossibilita a realização desses exames no tempo adequado e com isso estima-se que surjam mais de 550 mil novos casos de câncer no Brasil por ano.


Fui diagnosticada, em março de 2018, aos 39 anos com “Carcinoma ductal invasivo”, um câncer agressivo e já em estágio avançado. Como assim? Fazia a ultrassonografia anualmente! Saí da sala da médica, olhei para os meus pais e choramos...e agora? Meu primogênito de 21 anos e meus trigêmeos de 3 anos, meu companheiro, minha família, minhas duas tias mães (assim que as chamo pela proximidade e carinho que temos), e amigos...e o meu jeito extrovertido de ser, meu sorriso, como continuar sendo assim diante desse panorama tão sombrio? De onde tiraria tanta força para lutar contra esta doença maligna, tratamento longo, quimioterapias, cirurgia, radioterapia e ainda continuar sendo uma mulher animada, sorridente, que se abatia...mas não se
entregava as adversidades da vida?

Todas essas perguntas e sentimentos ao mesmo tempo dentro de mim, me atormentavam, foi então que uma enfermeira, a que me acompanhou nos exames desde a suspeita, me olhou e me disse “Esse câncer não é para você, mas sim para as pessoas que estão a sua volta e que precisam mudar o coração...e Deus te escolheu para essa missão”.

 

Essa frase entrou no meu coração e até hoje vejo com alegria a mudança nos corações e atitudes das pessoas. Foram duas semanas de 'xororô' e reflexão, até tomar coragem, me fortalecer e começar a dizer para mim mesma “EU NÃO RECEBI UMA SENTENÇA DE MORTE, MAS A OPORTUNIDADE DE RESSURGIR COMO UMA FÊNIX”.

Só tinha duas opções: LUTAR ou DESISTIR. Escolhi lutar e travei uma luta particular física e emocional comigo mesma. Comecei a pesquisar sobre o meu tipo de câncer, assistir depoimentos de mulheres já curadas e o meu coração foi se enchendo de fé, descobri que a principal fonte de combate para ajudar no
tratamento e assim eliminar o câncer do meu corpo, em resumo seriam:

  • Adotar uma alimentação saudável, pois o nosso maior vilão são as carnes e o açúcar. Eles favorecem a proliferação das células malignas, ao passo que outros, como o alho, a cebola e a couve eliminavam a inflamação e ajudavam o sistema imunológico;

  • Abandonar hábitos prejudiciais como tabagismo, consumo de bebida alcoólica em excesso;

  • Evitar contatos com substâncias tóxicas, como produtos de limpeza e cosméticos;

  • Se tornar adepta das terapias naturais como: acupuntura, Reiki e técnicas de massagens;

  • Ter como aliada o tratamento com plantas medicinais, que ajudam a diminuir os efeitos colaterais da quimioterapia;

  • E o mais importante de tudo, manter uma postura positiva perante os desafios do tratamento, pois esse é o grande segredo para se alcançar o objetivo “A CURA”.

Com sua mãe, antes de descobrir a doença

Mesmo com tantas pesquisas e conhecimentos adquiridos, ainda faltava algo que elevasse a minha autoestima e me tirasse do isolamento psíquico e social que todo esse contexto sombrio insistia em me manter refém.


Me lembro que não tive medo das mudanças que todo o tratamento causaria no meu corpo, como a perda do cabelo, emagrecer ou engordar e até mesmo a dor física e emocional. Mas confesso a vocês que a única coisa que me incomodava era ficar sem sobrancelhas, disse a minha mãe “PASSO POR TODO O TRATAMENTO, MAS NÃO ME DEIXE FICAR SEM SOBRANCELHAS rs...”, não queria ficar parecendo aqueles extras terrestres de filme americano, sem expressão no olhar, porque para mim o olhar é tudo...diz muito sobre a personalidade do ser humano, não sei caros leitores se com vocês acontece o mesmo, mas o fato que comigo é assim e ponto.


E numa dessas minhas andanças pela internet, redes sociais, descobri o M.T.L. (Movimento Top Loba), li a respeito, me identifiquei com a ideologia... agora sim o quadro estratégico que me ajudaria a chegar a “CURA” estava completo! No TOP LOBA resgataria minha autoestima, faria mais amizades positivas que me fortaleceriam emocionalmente e o mais importante, ajudaria outras mulheres, faria algo por mim, e ao mesmo tempo, pelo próximo, ocuparia minha mente espalhando solidariedade e amor.


E assim que completei 40 anos em agosto, me tornei uma LOBA, nunca quis tanto chegar aos quarenta rs...e hoje estou aprendendo a ser uma mulher empoderada, com uma autoestima mais sofisticada, livre dos padrões físicos e emocionais exigidos pela sociedade atual e com quem convivemos no nosso dia a dia.

Melaine Nascimento

Mel, como gosta de ser chamada, já fez 11 sessões de quimioterapia. Após a primeira, ela já raspou os cabelos sem nenhum ressentimento. Mas só agora encontra-se totalmente sem sobrancelhas. O que nossa guerreira temia tanto, aconteceu...

A princípio ela precisaria de 08 quimioterapias, mas durante o tratamento a estratégia de medicamentos precisou ser alterada, já que seu tumor criou resistência e ele necessita ser reduzido a pelo menos 70 a 80% para a cirurgia, mas ele havia reduzido apenas 30%. Finalmente a 12º quimio será a última, pois a mudança de medicação surtiu efeito, graças a Deus!! 

Sua cirurgia de mastectomia total mais esvaziamento axilar do seio direito está marcada para dia 25 de outubro de 2018 e nós continuaremos aqui com força, foco e fé, lhe dando coragem para enfrentar todos os obstáculos do dia a dia!

Por isso, o Movimento Top Loba, em parceria com a Domum Medicina e Estética realizou hoje (17/10/18), o procedimento de designer de sobrancelhas com henna (produto que ela pode usar), e garantirá o retoque toda vez que precisar, até o final do tratamento! Assim ela terá sua autoestima recuperada!

Vejam as fotos e assistam abaixo a felicidade de quem teve sua autoestima recuperada!

Angel Mancio (idealizadora do MTL)

Outubro Rosa na Domum!
  • Instagram ícone social
  • Instagram ícone social
  • Instagram ícone social
  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social
  • Facebook ícone social
  • Facebook ícone social
  • Facebook Social Icon