Estamos vivendo tempos difíceis. Instabilidade econômica, crise política, desemprego, doenças familiares, dramas pessoais. Quando esses eventos surgem num mesmo momento, a impressão é a de que nunca foram tão grandes as adversidades. Ficamos desesperados. São momentos difíceis que enfrentamos ao longo da vida. A sucessão de problemas, para muitas pessoas, traz angústia, medo, estresse e ansiedade. É real a possibilidade de corpo e mente adoecerem nessas situações.

Precisamos olhar para estes momentos críticos de forma acolhedora. Ficar reativo as dificuldades da vida, não vai nos ajudar. Devemos buscar um exercício de modelarmos positivamente nossos pensamentos. Assim teremos condições de lidar com tudo que vivemos de forma mais gratificante e produtiva.  As pessoas ao nosso redor percebem essa atmosfera e passam a reagir conforme nossas atitudes. Nosso entorno será atingido pela forma como vamos lidar com os problemas. Vários estudos em Psicologia Comportamental tem nos mostrado que podemos condicionar nosso próprio comportamento e dos demais com as atitudes que queremos.

Mas fique atento. Não basta apenas pensar positivamente para ter algum resultado prático. A afirmação positiva de algo que desejamos tem um poder incrível mas se, internamente, você não acreditar que é merecedor de coisas boas, que pode dar certo na vida, que pode ser feliz, nada vai acontecer. É necessário agir. Realizar o movimento. Agora, é inegável que ao iniciarmos nossas atividades diárias emitindo pensamentos positivos, saímos na frente. Começamos de forma diferente, mais centrados, mais focados, naquilo que realmente importa. Os fatores negativos continuarão existindo, porém não terão o mesmo efeito de quando estamos dispersos, deprimidos ou ansiosos.

Queridos, somos o resultado daquilo que pensamos de nós mesmos. Se você quer mudanças em sua vida, comece mudando seus pensamentos. Pensamentos positivos nos levam a ações positivas, que nos levam a hábitos saudáveis, que nos levam a uma estrutura de caráter diferenciada: agradável, carismática e instigante.

Então, vamos colocar a mão na massa? Experimentar coisas novas?  Abra sua mente para novas possibilidades. Arrisque! Desfrute as novas oportunidades. Comece pensando positivamente sobre você e tudo que está a sua volta. Feliz 2019!!

Francilene Torraca

Psicóloga Clínica   - CRP 05/25969

12.jpg