Coluna Divã da Autoestima

com Dra. Francilene Torraca - Psicóloga

“Vamos dar cor aos nossos dias?”


Como você tem administrado as demandas do seu dia?


Como tem sido seu olhar para as coisas?


Tem muito de coisas boas e também de coisas ruins no nosso dia a dia. Contudo, a peneira dos fatos que nos acontecem está nas nossas mãos.

 

Precisamos aprender a ter um filtro. Ver o que realmente merece nossa atenção naquele momento e entender que nosso desprendimento de energia nos causará um tipo de dia que não estava nos nossos planos.

 

Sei que as coisas não estão fáceis, que as situações a que somos submetidos pela estrada da nossa vida, não nos permite, em muitas vezes, nem respirar.

 

Mas veja, se você não analisar cada fato, colocando cada um na sua devida escala de resolução e dando a cada um a sua devida importância, terá adoecimentos e a não solução.

A ansiedade que temos para resolver nossos problemas causa em nós um bloqueio que compromete nossa linha de pensamento. Fora, outros sintomas que surgem como dor no estômago, enjôo, taquicardia, enfim.... paralisando-nos muitas vezes ou  impedindo você de tomas as decisões necessárias para aquele momento.

 

Assim, minha dica é que devemos escalonar as demandas diárias dando a elas o devido grau de prioridade. Nem sempre aquilo que nos incomoda: uma situação amorosa mal resolvida, um problema profissional, aquela questão com o filho, poderá se dissolver naquele momento.

 

E nem por isso, devemos elevar a questão a um status de trágico. Se formos ao significado da palavra trágico, veremos que ele nos traz medo, terror e que traz morte ou desventuras.

 

Já o sentido da palavra incomodo, nos diz que provoca mal estar, em que não há comodidade, que perturba, aborrece e enfada. Claro, colocar o problema na cadeira da palavra trágico é muito mais cômodo, afinal a cadeira do incomodo fará você ter que modificar, realizar mudanças e tomar decisões.

 

O trágico, em 99% não dá muitas possibilidades de resolução, mantendo você em cenários da vida que poderiam ser completamente restaurados ou modificados. Desta forma, podemos ver que dá pra fazer de nossos dias, dias melhores. Olhe as coisas como elas são de fato e você verá o quanto de facilidade esta nova forma de olhar, mudará a cor e tom dos seus dias. Boa sorte.

 

Francilene Torraca.