Coluna Educação em  Foco

com Márcia Guerreiro - Professora e Psicopedagoga

Revista Top Loba maio/2018

A Importância do Diálogo na Escola

Vamos conversar?

Devemos levar o diálogo a sério por dois motivos importantes:

Primeiro: Ele faz vc notar a outra pessoa 

Segundo: Ele da a você a oportunidade  de compreender e conhecer o  outro e a si mesmo formando sua opinião e identidade do assunto a ser interpretado.

O diálogo honesto e transparente quebra todo o gelo, até mesmo quando a relação é fria. A conversa esquenta a alma e o coração  e aguça sua razão, seus pensamentos. A conversa é como a prática de uma leitura sadia, quanto mais você ler, mais sábio(a) você fica, com tolerância e domínio sobre suas atitudes e não é à toa que existe a terapia. Ela clareia nossa razão  de ser e de existir.

 

Quando analisamos a importância da nossa vida sobre a vida das outras pessoas e a responsabilidade que nós exercemos sobre essas vidas, contribuimos para nos avaliar, interpretar e responder nossos próprios conflitos interiores. É através dessa experiência de pensamento, que não levamos a vida no automático ou de forma mecânica, e sim adquirimos a capacidade de domínio próprio que irão exercer benefícios na vida do outro.

 

Muitas pessoas não se aceitam e não se entendem pois não sabem lidar com a própria situação de conflitos e não conseguem se dar as respostas .. as consequências são depressão, ansiedade, insatisfação, medo do futuro. O mundo hoje está muito competitivo em todos os sentidos, é necessário cada um saber o seu valor e ter a convicção do que representa pra si mesmo, mesmo o mundo mostrando que é o contrário. A conversa pode ser com você mesmo (conversando com seus botões ). O

mundo atual exige isso, análise pessoal, devido as rápidas mudanças de comportamento e transformações do mundo moderno com tantos conflitos violências e falta de humanidade ao próximo.

Priorize -se !