Coluna Loba Saudável

com Mahyra Mota - Fisioterapeuta

Insônia, causas e tratamentos

Ficar sem sono com certeza é algo que incomoda bastante.

 

Começar o dia já se sentindo cansada, com problemas de humor e sem energia comprometem a qualidade de vida que temos.

 

Essa incapacidade de dormir ou dificuldade de adormecer novamente é chamada de Insônia. Com o passar da idade, nós mulheres ficamos mais propensas a sofrer desse transtorno. Já tivemos, temos ou teremos insônia.

 

Entre as causas mais comuns estão o estresse, a ansiedade, a depressão, dores crônicas e o consumo abusivo de álcool.

 

O tratamento se faz com um conjunto de mudanças que vão atenuar os sintomas e nos fazer enfim dormir melhor.

 

Entre eles citaremos alguns que devem ser feitos regularmente:

 

Manter a rotina no horário de ir pra cama;

Dormir em cama confortável e com mínima ou nenhuma iluminação;

Evitar uso de celular ou aparelhos eletrônicos, ou dormir em frente a tv ligada;

Não ingerir alimentos estimulantes a base de cafeína, álcool ou de difícil digestão;

Fazer atividade física regular, pois o sedentarismo auxilia numa noite mal dormida;

Ingerir chá de erva cidreira antes de dormir,  bem como outros chás relaxantes;  

Além de tratamentos alternativos como Massagem e Acupuntura, também podem solucionar o problema.

 

Então, comece a se cuidar mais adquirindo novos hábitos antes de dormir. Se essas medidas não funcionarem, procure um especialista em sono ou um psiquiatra, ele pode recomendar medicamentos para readequação do seu sono.

Bons sonhos!

Mahyra Mota