Coluna Loba Saudável

com Mahyra Mota - Fisioterapeuta

Revista Top Loba junho/2018

Acertando na Postura

Postura é o que denominamos à toda e qualquer  posição que os membros do corpo assumem em um determinado momento. Ela pode ser boa ou má.

 

Em 2017, segundo dados do INSS, mais de 150 mil pessoas foram afastadas de seus trabalhos em algum período, em decorrência a problemas relacionados a postura.

Então vamos nos conscientizar mais sobre esse problema e buscar algumas soluções bem simples e fáceis que encontramos no nosso dia-a-dia.

 

A primeira solução é tentar manter a coluna ereta, então vamos esticar essa coluna e sentar direitinho. Manter a coluna alinhada é meio caminho andado pra diminuir ou prevenir desconfortos e problemas posturais futuros, como dores, escolioses, lombalgias, cervicalgias e dorsalgias. Ao sentar, apoie bem a coluna no encosto da cadeira, começando pela parte inferior das costas, a lombar; alinhando o restante da coluna e mantendo os pés bem apoiados no chão, melhorando o retorno venoso e circulação sanguínea.

A segunda solução é manter uma distribuição de peso equilibrada. Cada um de nós tem uma mania na hora de sentar, principalmente quando senta em frente à TV, ficando toda torta por um bom período do dia. É normal ficarmos mais à vontade em casa, mas isso é muito prejudicial à saúde postural. Devemos sempre estar atentos aos sinais que nosso corpo emite, pequenos incômodos, dores localizadas e câimbras, são alguns sinais de que não está havendo uma distribuição de peso satisfatória. O ideal é sempre se sentar em um assento macio e firme, apoiando corretamente as duas nádegas, e os dois pés apoiados no chão, a cabeça reta com o ângulo de visão na parte central da TV, sempre que possível.

A terceira solução e não menos importante, é a prática de atividades físicas regulares. Sabemos que um fator importante na má postura é o excesso de peso, um interfere no outro. E esse sobrepeso causa sobrecarga à coluna, causando diversos tipos de lesões. Com o avançar da idade, essa incapacidade aumenta, devido à sobrecarga física e mental. Então, se você ainda não é praticante de atividade física regular, pense nisso. Tudo pode melhorar na vida com a prática de exercícios físicos regulares.

 

A quarta solução para manter uma boa postura, é saber a hora certa para pausar uma atividade e alongar o corpo. Seja em qualquer tipo de trabalho que você realize, é importante fazer pausas para o descanso. Aproveitando para alongar músculos e tendões, que vai causar a diminuição da tensão muscular, melhora da circulação sanguínea, melhor alinhamento da coluna e melhora do humor.

 

E por último temos a quinta solução para se manter uma boa postura, cuidados na hora de dormir. Para dormir é preciso escolher bem o colchão e travesseiros adequados. Se dormir de barriga para cima é importante colocar um travesseiro embaixo dos joelhos, pois ameniza e alonga a curva natural da coluna. Quando dormir de bruços é importante colocar um travesseiro debaixo do estômago, que ajuda a coluna a manter seu alinhamento. E se for dormir de lado é interessante colocar outro travesseiro entre os joelhos, pois previne a rotação do quadril e não deixe a coluna desalinhada, diminui o estresse sobre os coxas e a lombar.

 

Não é a toa que a coluna Loba Saudável é voltada à saúde e à qualidade de vida, mas e a nossa postura, será que estamos dando a atenção que ela merece? Então vamos esticar a coluna e ficar de olho nas soluções de como ter e manter uma boa postura. Cuide bem da coluna que você tem e veja o quanto sua qualidade de vida vai melhorar.

 

Boa semana e Boa postura pra você, pra mim, e pra todas nós!

 

Mahyra Mota

Fisioterapeuta