Coluna Moda & Estilo

com Verônica Scavone

Cores revelam sua personalidade

“A cor talvez seja a força mais poderosa na comunicação de moda. Alguns segundos após um encontro com você, os outros vão reagir às ‘mensagens de cor‘ emitidas por sua roupa. A cor pode influenciar os hormônios, a pressão sanguínea e a temperatura do corpo de quem a vê. Tem o poder de estimular ou deprimir, atrair ou repelir”, disse Toby Fisher–Mirkin, autor do livro “O código do Vestir”.

Parece que não, mas existe sim um significado para as cores que priorizamos na nossa produção rotineira. Os traços da sua personalidade podem ser grandes indicadores dos tons escolhidos para uma reunião de trabalho ou para aquele date de sexta-feira à noite. Selecionei as 10 cores que mais se destacam em um guarda-roupa e vou te mostrar o que o tom que você veste diz sobre você. Olha só:

Vermelho

A cor remete ao fogo, sangue, ódio, violência, perigo, poder. Ou ainda a libido, sexo, sedução, erotismo, paixão. Pode também ser estimulante, agressiva e dinâmica.

O vermelho é um tom que cria um impacto visual à primeira vista. Perfeito para quem ama se destacar na multidão e é super extrovertido.

Laranja

A vibração do laranja chega com espontaneidade, audácia, calor humano e alguma extroversão. Justamente por isso, deve-se tomar cuidado ao optar em usar a cor nos ambientes corporativos, pois pode emitir uma imagem de desprendimento, pouca credibilidade e postura profissional. Quem veste laranja no dia a dia provavelmente é uma pessoa entusiasmada, cheia de energia e ambição. A tonalidade também pode ser associada a um mood positivo e engajador.

 

Amarelo

O amarelo é a cor do intelecto e da felicidade. Ótimo para melhorar a concentração (é a cor dos post-its) e perfeita para quem é metódica e prática. O tom também tem ares energéticos, alegres e inspiradores.

 

Verde

Curativo, rejuvenescedor e renovador. Matas, plantas, natureza, meio ambiente, vida. É uma cor popular em tempos de prosperidade. Não é uma cor poderosa, pois o frescor denota falta de maturidade e experiência. Se você ama um bom verde militar, provavelmente é uma pessoa generosa, carismática e com o espírito jovem. Aposte em peças da cor para um look “mara” de final de semana.

 

Azul

A cor azul remete a confiança, fidelidade, respeito, estabilidade e status social. Como essa é a mais escura das cores primárias, cria uma analogia ao preto. É tom certo para uma entrevista de emprego ou reunião de trabalho, já que passa a sensação de controle, calma e sucesso.

Roxo

Denominada a cor do ano pela Pantone, o roxo representa sonho, magia, alma refinada. A cor é usada por pessoas criativas e apaixonadas com elevado senso de espiritualidade. O tom é certeiro para eventos mais formais e até mesmo para aquele encontro pelo qual você estava esperando.

Marrom

Não sugere poder, mas humildade. É a cor ideal para transmitir uma imagem de pessoa segura, sem arrogância, confiável, estável, pronta para ajudar os outros. O marrom rosado remete à educação e sucesso financeiro. O tijolo, bronzeado e ocre costumam deixar as pessoas ao redor de quem as usa, bem à vontade. Aposte em botas western e cardigãs leves, que dão o tom sóbrio, mas ainda assim divertido, ideal para quem ama um visual boho.

Branco

Quem acompanha as últimas novidades da moda, já viu que o look todo branco está em alta. Muitas vezes lembrada como a cor da inocência e da pureza, o branco traz paz para quem o usa, mas o visual monocromático chega em 2018 para quebrar esses paradigmas e alcançar status e visual statement. É a cor perfeita para quando estamos em momentos nos quais não se quer escolher uma cor. É usada em momentos de mutação e transformação do ser.

Cinza

Rainha das cores neutras, o cinza passa a impressão de sobriedade exaltada. Cor de artistas, intelectuais e filósofos, simboliza o refinamento, classe, eficiência, ascensão social. Entre o branco e o preto, o cinza se traduz em calmaria e é usada por pessoas mais reservadas, que prezam pelo equilíbrio e naturalidade nos seus visuais. Serenidade é a palavra-chave.

Preto

A cor mais chique. Elegante, misteriosa, que evoca prestígio, versátil. Um pretinho básico tem o poder de esconder uns quilinhos extras! Picante em roupas íntimas, emana uma sensação de desconhecido e de proibido. Apesar de parecer um pouco fechada demais, ela reluz luxo e poder. Para um look poderoso e harmonioso aposte em peças transparentes, slingbacks (calçado chique e delicado que tem o calcanhar aberto com apenas uma tirinha atrás – bicolor da Chanel) e uma boa calça de alfaiataria. Sempre atemporal e impecável!

 

Gostou? Então curta a minha página:

Veronica Scavone Consultoria de Moda e Imagem

Dúvidas? Deixe sua pergunta no Messenger

Veronica Scavone