Este tema é bem amplo, então vou dividir em duas partes, este mês a primeira parte.


Quando falamos em cuidado com a pele, principalmente a do rosto, pensamos logo:


Como ter uma pele linda, saudável, iluminada?


Vamos começar do início, usar sempre protetor solar! Afff que preguiça!

Poxa, mas tenho que passar protetor todos os dias?Não tem nem sol! SIM, vai ter que passar SIM, e não só no rosto, mãos, colo e pescoço também sofrem os efeitos do nosso sol lindo, porém este sol tão lindo e maravilhoso penetram na derme, rompem as fibras e destroem a elastina. E aí a pele fica flácida e envelhece. Já os raios UVB não vão tão fundo – atingem a camada superficial, mas podem provocar câncer de pele.


Ai você me pergunta, "Ale qual o produto eu uso para ter 100% de satisfação como protetor?" Não há produto que barre 100% da radiação. O bloqueador com FPS 60 protege contra 99% dos raios. Já o protetor com FPS 30 afasta 96% deles.  O Ideal mesmo é sempre hidratar o corpo todo, sempre dos pés à cabeça e o ano todo.

DICA: 
O aloe vera é o ingrediente essencial de um hidratante, já que também minimiza inflamações. De quebra, todos eles prolongam o bronze porque reduzem a descamação. Caiu a temperatura? Continue caprichando na hidratação, pois a pele produz menos sebo e resseca.


Use formulações com lactato de amônia, silicone, ceramidas ou manteigas de karité e andiroba. 
É muito importante esfoliar a pele, este procedimento elimina as células mortas e remove as impurezas que entopem os poros. Isso facilita a penetração dos cremes de tratamento, tornando-os mais eficientes. Se você tem tendência para cravos e espinhas, essa faxina poderosa é ainda mais indicada, pois retira todo e qualquer restinho de secreção de gordura – o alimento da acne.

Peles mais maduras, por exemplo, costumam ser mais secas e delicadas. Por isso, só precisam de uma esfoliação facial a cada sete ou 15 dias. As oleosas podem passar pelo processo todos os dias desde que o seu esfoliante seja suave – com grânulos pequenos e bem redondos para não arranhar.


Os produtos de uso corporal costumam ser abrasivos e podem ressecar, por isso não são indicados para a pele do rosto, que é mais delicada, A ideia é evitar a secura, escolha sabonetes – em barra ou líquidos – próprios para o rosto. Para Davi de Lacerda, o importante é que o pH seja baixo, caso dos sabonetes líquidos ou dos de glicerina em barra. 


No próximo mês, na segunda parte, iremos falar sobre:

  • Pele Dia e Noite;

  • Alimentos para pele;

  • Água;

  • Exercícios para pele.

Até o próximo mês,
Bjs
Alexandra Bombonato

unnamed.jpg