Dra. Paula Cristina Pereira
Advogada formada pela UNISA – Universidade de Santo Amaro.
Inscrita na OAB/SP nº 354.379
Pós graduanda em Direito Homoafetivo e de Gênero pela UNISANTA –
Universidade Santa Cecília.
Membro da Comissão de Igualdade Racial da OAB/SP.


10 DICAS PARA EVITAR FRAUDES NAS COMPRAS ONLINE

As compras online cresceram bastante em função do isolamento social.

 

A internet oferece incríveis facilidades para realizar compras e fazer bons negócios. Pesquisar preços, comprar e receber o produto em casa são possibilidades que só o mundo virtual pode nos proporcionar! Porém, pessoas que agem de má-fé existem por todas as partes e os golpes do comércio eletrônico são uma triste realidade.

 

As principais fraudes estão relacionadas a compra de eletrônicos, passagens aéreas, transações bancárias e serviços.

 

Veja as minhas dicas para evitar fraudes em compras online:

1) Pesquise os dados da empresa de comércio de eletrônicos

Confira os dados comerciais da empresa de comércio eletrônico. Os canais de venda virtuais são obrigados a fornecer dados como razão social, endereço, telefone e CNPJ, de preferência, em sua página principal. Desconfie de sites que não seguem essa regra.

2) Identifique as informações de contato: email, telefone, chat

Quanto mais fácil você localizar telefones, endereços e e-mail para entrar em contato com o comércio eletrônico, tirar dúvidas ou encaminhar problemas, mais confiável o site é e menos provável será de você ser vítima de um golpe virtual. Alguns sites, inclusive, oferecem chat online pelo qual você pode conversar com um atendente em tempo real.

3) Cheque as certificações digitais, os selos de segurança

As lojas virtuais que se preocupam com a segurança de seus clientes buscam obter selos de segurança e certificações digitais que protegem os dados fornecidos pelos clientes. Confira se a página inicial apresenta essa informação. Além disso, os endereços de sites de comércio eletrônico devem começar com “https” e não “http”.

4) Atente à qualidade dos textos. Procure pistas de golpe no site

Procure pistas de golpe no site. Erros de português e fotos de má qualidade são bons indícios de sites que não são idôneos, construídos de forma amadora e com a finalidade exclusiva de tirar dinheiro das pessoas. Fique atento.

5) Conheça a reputação da empresa: consulte os sites de proteção ao
consumidor, como o Reclame Aqui e o Procon

Pesquise o que as pessoas andam falando sobre a empresa. Sempre que estiver com o pé atrás com algum comércio eletrônico, consulte a idoneidade do site nos órgãos de proteção ao consumidor como o  Reclame Aqui. O Procon, por exemplo, mantém uma  lista das empresas que recomenda evitar.

6) Peça indicações a parentes e amigos, sobretudo daquelas que já tem o
hábito de compra pela internet

7) Leia a política do site

Você conhecerá não só suas medidas de segurança como também seu sistema de trocas e devolução. Quanto mais confiante você estiver, melhor será sua compra e mais protegido estará o seu CPF.

8) Use dispositivos seguros

Utilize wifi, computador ou smartphone seguros. Nunca faça compras virtuais por meio de computadores de outras pessoas ou usando redes públicas de wifi. Isso só aumenta a chance de ação de pessoas mal-intencionadas.

9) Fuja de promoções mirabolantes

Se um determinado produto está com o preço tão tentador que você quase não consegue deixar de comprar, pare, respire fundo e não compre. Preços muito reduzidos podem ser sinal de tentativa de fraude.

10) Guarde os comprovantes das compras

Imprima ou salve no computador as telas que indicam que a compra foi realizada, anote códigos de confirmação e guarde e-mails que chegam à sua caixa com dados da transação. Eles podem ser úteis no futuro.

Na dúvida, consulte sempre um advogado.