A importância de saber escutar

Para manter boas relações no ambiente social, trabalho e vida familiar, é fundamental saber escutar. Será que você tem essa capacidade desenvolvida tanto quanto necessita? Descubra a seguir.

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Se você parar para pensar, há uma série de provérbios que falam sobre a importância de saber escutar. Nos comunicamos o tempo inteiro, mas poucas pessoas sabem, de fato, escutar. Isso porque nem sempre é uma tarefa fácil; vai muito além de parar de falar e receber as palavras que estão sendo ditas pela outra pessoa.

O ser humano tende a gostar muito mais de dar opiniões do que de escutá-las. E um dos erros mais habituais é aproveitar o relato de uma pessoa para complementar com uma experiência própria, algo muito distante da definição de "saber escutar".

Isso acontece com você? Quantas vezes, enquanto alguém te explicava algo, você estava escutando sua voz interior, pensando na resposta que você daria ou em outras coisas mais importantes para você naquele momento, como a lista da compra ou o que precisava fazer no fim de semana? Quando se comporta assim, tampouco está sabendo escutar.

Lembre-se: saber escutar é fundamental para fortalecer conexões, melhorar a relação com quem nos cerca, crescer pessoal e profissionalmente. A seguir, compartilhamos algumas dicas para melhorar sua a capacidade de escuta. Confira!

1) Ofereça sua atenção integral

Quando você se disponibiliza a escutar alguém é importante que esteja disposto a dedicar toda a sua atenção àquela pessoa durante alguns minutos. Sem isso, você estará apenas ouvindo o que ela tem a dizer, de forma mecânica… Não estará atento ao significado das palavras, não notará as mudanças no tom de voz utilizado, nem será capaz de identificar sinais da linguagem não verbal.

São esses detalhes que tornam a comunicação mais efetiva. Além do mais, o interlocutor é capaz de notar a falta de interesse de quem escuta, e isso é o que debilita as relações, já que ninguém gosta de se sentir preterido.

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2) Mantenha contato visual

O contato visual é um elemento indispensável para demonstrar atenção e uma postura receptiva. Com certeza, você já se sentiu incomodado por estar falando com alguém e a pessoa estar olhando para o lado, para o chão, para o teto… Isso acontece porque instintivamente associamos o desvio do olhar à falta de interesse.

Por isso, para ser um bom ouvinte, lembre-se de olhar para a pessoa enquanto ela fala. Não precisa encará-la fixamente, porque isso também incomoda. Será suficiente olhar para o rosto da pessoa enquanto escuta o seu relato.

3) Não interrompa

Para ser um bom ouvinte é fundamental saber que o mais importante é o que está sendo dito, por isso não devem haver interrupções. Você somente deveria fazer alguma pergunta, se fosse para pedir detalhes do que está sendo dito. E, cada vez que fizer uma intervenção, que seja objetiva e produtiva.

4) Não banalize o relato

Cada pessoa tem sua subjetividade, uma forma de estabelecer o que é importante, angustiante, emocionante, fonte de alegria, de nervosismo, etc. Por isso, não escute tentando interpretar os fatos segundo os seus próprios padrões, porque isso poderia levar você a cometer um dos piores erros: banalizar a história do outro.

Seja empático, tente compreender porque a história afeta o outro, positiva ou negativamente. É o caminho para fazer com que o outro se sinta confortável e acolhido.

5) Evite falar de você

Um bom ouvinte se centra na experiência do outro, não na sua própria. Mudar o foco da conversa e começar a falar de você seria como dar-se mais importância. Isso, além de provocar mal-estar no emissor, pode chegar a ser ofensivo.