Aline Cacozzi.png

O poder da Gratidão


Gostaria de começar esta reflexão com a pergunta: o que você pode agradecer agora?


Caso não venha nada em sua mente, gostaria de sugerir que você faça uma pausa, respire, se concentre no seu dia e reflita: o que eu posso agradecer agora?


O Hábito da gratidão é estudado cientificamente no mundo todo e tem produzido resultados espantosos e significativos nas pesquisas com intervenção. É muito comum hoje em dia a nossa mente se focar em tudo que nos falta, em tudo que poderíamos melhorar, em tudo que mereceríamos e não temos, assim como em tudo que não merecemos e temos. Nossas mentes estão condicionadas a enxergar apenas o que nos falta, e não consegue perceber a abundancia de coisas boas que temos para agradecer.

9.png

É comum também que coloquemos condições para ser feliz e agradecer. Dizemos o tempo todo que: “Quando eu conseguir uma promoção eu serei feliz”; “quando eu terminar de pagar o meus apartamento, eu serei feliz”; ou “quando eu me aposentar eu serei feliz”, mas, a cada meta que conquistamos, a nossa felicidade dura poucos minutos e a nossa mente já encontra outro objeto para se preocupar. Esquecemos, muitas vezes, de agradecer aquilo que conquistamos naquele momento. Não percebemos o quanto lutamos e trabalhamos para chegarmos a aquele objetivo e o quanto aquele caminho foi importante para nós.

O hábito de agradecer pode mudar nossas vidas, pois nos coloca na condição de observar tudo o que temos de bom ao nosso redor e não valorizar tanto o que nos falta. Isso não significa que não faremos planejamentos para conquistar objetivos importantes, mas sim que, antes mesmo daquela conquista, eu percebo o quanto de bom eu tenho no meu dia-a-dia.


Por isso eu sugiro, pare agora novamente, olhe ao seu redor, e perceba o que você pode agradecer. Seja sua casa, sua família, o dia lindo que está lá fora, ou a chuva necessária para o decorrer da vida, agradeça a comida que você comeu hoje, o sorriso que recebeu de alguém na rua, a sua percepção sobre a sua saúde, enfim, agradeça qualquer coisa que aconteceu ou que você percebeu durante este dia. Tente colocar esta prática do agradecimento na sua rotina, e se possível, me envie uma mensagem contando como se sentiu.

3.png

Para encerrar, eu também gostaria de agradecer a Revista Top Loba por este honrado convite de participar do Divã da Autoestima desta edição! Para mim, é uma satisfação enorme poder conversar com este projeto! Gratidão a todas as Top Lobas! Um abraço com carinho!

Aline Cacozzi
Psicóloga Clínica – CRP 123736
Personal e Professional Coach
Mestre em Saúde Coletiva
Telefone: 13 99704-0033
alinecacozzi@gmail.com