Coluna Divã da Autoestima

com Dra. Francilene Torraca - Psicóloga

EMAGREÇA COM PSICOLOGIA

Já pensou em emagrecer usando a Psicologia?

 

Você já deve saber que manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos regularmente são as duas práticas mais importantes para se atingir o peso ideal e, por conseqüência, uma boa qualidade de vida. O que apresento aqui são pequenos e breves exemplos de como a análise do comportamento pode contribuir efetivamente em pensar práticas que visem este fim.

 

É senso-comum atribuir como causas do comportamento do individuo variáveis internas, tais como: “ele não emagrece porque não tem força de vontade” ou “ele não emagrece porque não quer”. Ao longo do texto tentarei explicitar a importância de nos atentarmos sempre aos eventos ambientais que alteram a efetividade reforçadora de determinados estímulos. Recomendo sobre o assunto a leitura do livro: “Pense Magro - A dieta definitiva de Beck".

A mudança dos hábitos alimentares é condição necessária nesse processo de emagrecimento. 

Dietas milagrosas não permitem que você crie novas estruturas alimentares que vão te ajudar ao longo do tempo a manter seu objetivo.

Se você quer emagrecer, em primeiro lugar, evite comer o que você não precisa.

Tudo o que fazemos tem uma função, não fazemos nada simplesmente por fazer. De forma geral,alimentar-se é o processo pelo qual obtemos os nutrientes fundamentais para mantermos nossas funções vitais. Por vezes este “alimentar-se” assume outras funções. Consumimos alimentos por muitos motivos. Comemos,por exemplo, por fuga ou esquiva de eventos ambientais aversivos, podemos parar de estudar para comer não porque estamos com fome, mas porque estudar em certo momento está aversivo ou cansativo. 

Perceba que quanto pior o tipo de comida (em termos de qualidade nutricional), maiores serão os números de artifícios publicitários que usarão para te convencer a comprá-la. Biscoitos recheados, salgadinhos, guloseimas são sempre muito coloridos, bonitos cheio de desenhos. Para crianças, o saco enfeitado de um determinado salgadinho por vezes pode ser mais reforçador do que próprio salgadinho. Para adultos estes artifícios são igualmente bem elaborados. Comerciais de cervejas e refrigerantes, estão sempre emparelhados com qualidade de vida, juventude, gente bonita e bem estar.Em linhas gerais o que eles fazem é aumentar o valor reforçador dos produtos para que você os consuma.

 

Se você deseja traçar um plano de emagrecimento efetivo, estabeleça principalmente objetivos de curto prazo. Lembre-se da importância dos reforçadores imediatos. Não faça promessas nem estabeleça metas longas e insuperáveis, pois quanto maior o custo da resposta, maior será a chance de você procrastinar ou desistir. Ao invés disso estabeleça objetivos diários e que possam ser superados. Por exemplo, na academia, se ao final de um dia você perceber que o seu limite é correr 20 minutos na esteira, estabeleça que no dia seguinte correrá 22 minutos. Fazendo isto, provavelmente você sentirá tão bem por ter conseguido se superar, que tenderá a fazer isso novamente. Aumente gradativamente as dificuldades de seus objetivos, e só passe para um próximo nível quando tiver superado 100% o que você estabeleceu previamente. 

Grandes objetivos podem ser divididos em pequenas partes aumentando a probabilidade de sucesso de um objetivo maior final.

 

Aumente também o valor reforçador dos bons hábitos alimentares da sua casa. Experimente receitas novas com verduras, frutas e legumes. Almoce e/ou com sua família, namorada(o), amigos ou pessoas que você goste. Associe bons hábitos alimentares com coisas eventos reforçadores, tanto quanto a mídia conseguiu associar sexta-feira com cerveja. Arranjar o próprio ambiente é um comportamento de autocontrole.

Para concluir, não acredite em tudo que você ouve. Enquanto você lê este texto, provavelmente centenas ou milhares de pessoas ao redor do mundo estão pensando em novas e criativas maneiras de tirar dinheiro de você.

 

No nosso atual sistema de produção qualquer coisa que possa se transformada em dinheiro vai ser usada para isso. Você já deve conhecer dezenas de shakes emagrecedores, centenas de aparelhos de ginásticas milagrosos, remédios que reduzem o apetite, cirurgias que vão te deixar com uma cintura de modelo, e etc. 

 

Cabe a você avaliar quais os verdadeiros fins destes tipos de produtos/serviços e se eles contribuem efetivamente na tarefa de tornar a sua vida mais saudável. Dúvidas me contacte no e-mail psicologoemcasa@gmail.com