Vamos inaugurar nossa coluna com temas que interessam a todas nós mulheres, principalmente as lobas que percebem suas mudanças fisiológicas quando se inicia a famosa idade da loba.


40 anos pode ser uma idade assustadora para uma mulher de 30, 35. Quando faltam dois ou três anos para os 40, a mulher começa a se conformar, afinal chegar aos 40 é inevitável. Quando os 40 chegam, enfim, ela se surpreende: “Não doeu nada! Pelo contrário, me sinto ótima!”Linda,plena e saudável.


Um misto de sensações,sentimentos e mudanças invadem nossa mente nos deixando vulneráveis aos nossos boicotes pessoais..Hoje falo com experiência pessoal, nós sobrevivemos sim, e percebemos que é o nosso auge como mulher.

Vamos inaugurar nossa coluna com temas que interessam a todas nós mulheres, principalmente as lobas que percebem suas mudanças quando se inicia a famosa idade da loba.

As principais mudanças no corpo  da mulher após os 40 anos.


Não adianta reclamar: seja homem ou mulher, o metabolismo desacelera e aqueles quilinhos a mais que você perdia em uma semana aos 20 anos, vai levar mais tempo para mandar embora. Isso acontece porque os níveis hormonais ficam mais baixos.


Em consequência disso, a pessoa perde massa muscular e queima menos calorias.


Por causa dessa alteração hormonal também fica mais fácil ganhar peso, pois a capacidade de metabolizar a gordura fica prejudicada. Então para manter a saúde em dia e a autoestima também, não deixe de praticar exercícios físicos com regularidade e adote bons hábitos alimentares: abuse das saladas e carnes magras, evite frituras e gorduras e reduza a quantidade de doces.


Aparecimento de Acnes

Se você nunca teve espinhas durante a adolescência, pode ser que elas apareçam depois dos 40. Isso também tem relação com as alterações hormonais e com a proximidade da menopausa (para as mulheres). Não se assustem, é normal, devido as mudanças hormonais que nosso corpo está passando, e aquela frase "agora com 40 anos virei adolescente", simmm, ela vai surgir e é normal, faz parte do processo.

Surgimento de Rugas


Ao contrário do que você pode pensar, as rugas não são resultado de células de pele danificadas. Elas aparecem porque o colágeno substância responsável pela sustentação da derme, começa a mostrar sinais de danificação. Em grande parte, o responsável por esse efeito é o sol: a radiação deixa as fibras de colágeno mais finas, quebradiças e a pele perde a elasticidade, ficando mais flácida.


No entanto, a luz solar não é a única razão para que as rugas apareçam.  Mesmo que você tenha usado filtro solar a vida inteira, elas irão aparecer, em maior ou menor quantidade. É inevitável. As aceite, pois elas são marcas da sua jornada na estrada da vida.


Aumento do stress


O metabolismo mais lento e o estilo de vida cada vez mais agitado criam o status emocional perfeito para que o estresse apareça. Como o seu organismo está “desacelerando”, surge a sensação de que você não tem energia para cumprir com os compromissos profissionais e familiares.
Reconhecer os sintomas não é difícil: as mãos suam, o coração acelera, o rosto fica pálido e a respiração, ofegante. Fisiologicamente falando, em situações consideradas estressantes o corpo libera os hormônios adrenalina e cortisol, que contraem os músculos, fecham as artérias e disparam o batimento cardíaco. O ideal é que você evite esses momentos de tensão e inclua na sua rotina alguma atividade que lhe dê prazer e relaxamento.Essa dica vai mudar a sua vida acredite.

Diminuição da visão


Nooossa,o que acontece? Fazemos 40 anos e quase que instantaneamente passamos a enxergar menos, isso mesmo, você se identificou? Comigo foi assim, mas tem explicação lobas.


Todos nós seremos PRESBITAS, (vista cansada).


O que é a presbiopia?


Presbiopia é a deficiência de visão que o leigo chama de ´vista cansada´. Não se trata de uma doença dos olhos e é simplesmente a perda do poder acomodativo do cristalino, dentro do olho. Todos nós um dia seremos presbitas e teremos a chamada vista cansada e precisaremos usar óculos de leitura.


Quando se inicia a presbiopia? Na grande maioria das pessoas, se inicia após os 40 anos de idade. Invariavelmente aos 42 anos as pessoas afastam as pequenas letras dos olhos ou procuram claridade para poderem ver nitidamente. Porém como uda se adapta é só procurar um médico especialista e resolver a dificuldade,lembre-se tudo ode ser resolvido.

Mais autoconfiança


Uma das coisas que melhora com o passar dos anos é o aumento da autoconfiança. Apesar das mudanças físicas, a maioria das pessoas com mais de 40 anos tem estabilidade profissional e já adquiriu os bens que deseja.


Esses fatores aliados à maturidade (que vem com o tempo) deixa as pessoas mais confiantes de si e, consequentemente, mais felizes. As mudanças no corpo após os 40 anos são inevitáveis, mas isso não quer dizer que você vai perder qualidade de vida, bem pelo contrário. Tomando os cuidados necessários para evitar problemas de saúde que o tempo pode trazer, essa década da vida pode ser a melhor de todas.


Acreditem, vocês estão vivendo a melhor fase da vida, saber passar por essa década até os nossos 50 anos será a viagem mais incrível que vamos fazer, a alquimia de sensações e sentimentos, envolvendo todas as nossas mudanças físicas nos leva acreditar que tudo só depende de nós se encarrarmos essa fase como um divisor de águas.


LOBAS acreditem, toda doença do corpo ou da alma tem cura, nosso objetivo com essa coluna é trazer para vocês dicas de como passar de forma linda, leve, plena e saudável.

Um beijo na palma da mão de cada uma.

Saney Monte

Massoterapeuta, Técnica em Enfermagem. Coren-mg - 53029 

Instrutora Resgate, busca e salvamento.

Coach PNL

Especializada em Constelação familiar e sexualidade após menopausa.(Leiria-Portugal)

Instrutora de Defesa pessoal feminina.

@saneymonte

Face: Instrutora Monte 

Instrutoramonte2@gmail.com

saneymonte@bol.com.br

 

WhatsApp (22) 997828664