Eu conheci a Jô, num evento de empreendedoras e fiquei encantada com sua história de determinação e coragem! Aliás, este evento foi incrível e eu pude conhecer e me inspirar em várias histórias de mulheres fortes e de garra, assim como a idealizadora do evento, Erika Nogueira, que em breve também estará aqui na nossa Coluna Vivendo e Empreendendo. Porém hoje, vocês vão ter a oportunidade de conhecer esta baixinha porreta, que além de empresária aqui no Guarujá e Rio de Janeiro, ainda se tornou uma influenciadora com mais de 87 mil seguidores no Instagram! Seu carisma é tão grande que acompanhar seus stories é um momento de diversão e inspiração! Com vocês, Jo Almeida.

Por Angel Mancio

Entrevista exclusiva à Revista Top Loba

1- Qual é o seu negócio e por que você escolheu empreender neste ramo?

Olá sou a Jô e hoje tenho cinco lojas de varejo moda praia e fitness, sendo três no Rio de Janeiro e duas em Guarujá/SP. Ainda adolescente eu sempre trabalhei em loja de biquíni e em 2009 quando conheci meu marido Tiago eu trabalhava como promotora de vendas para a empresa Nívea, nosso relacionamento ficou tão sério que decidimos empreender juntos: subíamos para São Paulo e comprávamos bolsas e roupas para vender todos os dias. Quando acabava meu horário de trabalho, eu ia puxar carrinho na rua e vender as roupas. Um certo dia, em uma conversa, ele me disse que a tia da mãe dele confeccionava biquíni e eu tinha uma pequena experiência nessa área, pois já tinha trabalhado em várias lojas de biquíni. Comecei a trabalhar muito cedo com 15 anos,  e em 2009 nasceu nossa primeira loja GLAMOUR BEACH na estrada do Pernambuco em Guarujá. Vendíamos somente biquínis, era um sucesso! Em 2013, decidimos incluir roupas fitness e nasceu a JOFITNESS, em uma brincadeira no computador: juntamos o meu nome a um bonequinho segurando um peso e começamos a vender fitness juntamente com nossos biquínis.

2- Quando você descobriu que tinha sangue de empreendedora nas veias? 

 

Ahhh nossa eu sempre amei vender, eu sempre me renovava e fazia a diferença para alcançar as metas que as empresas que trabalhei me davam, quando eu tinha 19 anos, fui morar na cidade aonde nasci, Volta Redonda/RJ. Lá foi aonde tive meu primeiro comércio, montei uma humilde lojinha de bairro, eu vendida tudo, era tipo "1,99" hahaha. Montei na garagem da casa onde eu morava, lembro que era super organizado nas prateleiras e eu sempre buscava ter novidades.  Depois de 2 anos, eu já com quase 22 anos, voltei para o Guarujá/SP e fui morar sozinha. Foi muito difícil, passei grandes lutas... teve dias que não tinha nem o que comer. Em 2009 eu conheci pelo Orkut kkkk meu marido Tiago, onde juntos começamos uma grande história de amor e empreendedorismo. 

3- Você fez faculdade? Se sim, tem a ver com seu negócio de hoje?

 

Ahh essa é uma pergunta que me fazem muito kkk, na realidade vou ser bem sincera, eu nunca gostei de estudar, sempre inventava uma dor para não ir à escola e terminei meu segundo grau fazendo supletivo, não fiz nenhuma faculdade nem curso técnico, mas eu digo que é muito importante que você faça algo, estude, se renove... hoje sinto falta, mas isso nunca me atrapalhou, pois eu sempre procuro buscar conhecimento em tudo que faço e do que irei precisar fazer. 

4- Você teve algum outro negócio, antes do atual?

 

Um grande negócio como esse que tenho hoje, eu nunca tive. A Jofitness é o primeiro de muitos que ainda virão pela frente .  

 

5- Em algum momento da sua vida, você se sentiu perdida sobre seu futuro?

 

Em 2011 eu estava com duas lojas e juntamente com meu marido, que é a base de tudo, decidimos investir em um caminhão para carregar contêiner, nós achávamos que estávamos fazendo um ótimo negócio, mas infelizmente essa escolha nos levou para o fundo do poço. Em 2013, cheguei em uma situação que eu só tinha um box em uma feira de eventos aqui do Guarujá, no Shopping Russi, e eu devia mais de 100 mil reais para meus fornecedores. Quando eu estava nessa situação, eu olhava ao meu redor e... não sei como explicar, mas eu acreditava que tudo iria mudar e nós iríamos dar a volta por cima, amigos e familiares olhavam e não acreditavam, diziam "desista, volte a trabalhar para alguém, vocês vivem endividados", mas eu ACREDITAVA! Mesmo que aos olhos de muitos, parecia impossível eu me erguer novamente. Eu acreditava e fui a luta juntamente com meu esposo; lembro que teve uma temporada que meu marido Tiago foi trabalhar de garçom para juntar dinheiro para comprarmos biquíni, todo dinheiro que ele pegava nós comprávamos biquínis para vender na  temporada, eu me sentia perdida mas ao mesmo tempo, acreditava e não parava de seguir em frente.

Em 2014 eu já tinha conseguido pagar toda minha dívida com os fornecedores e um amigo meu me informou que em Angra dos Reis/RJ, havia uma feira que começava no começo de dezembro e durava 10 dias, o valor do espaço era R$ 1.900,00 e eu não tinha esse valor para pagar, mas queria muito ir, então ele ofereceu me emprestar o dinheiro e eu aceitei, então fomos para Angra, eu como nasci no Rio, tinha família lá, então ficou perfeito fazer a feira. Quando chegamos lá, era totalmente diferente do que imaginávamos, era uma feira de rua bem desorganizada, sol de quase 50 graus, foi um caos kkkk. Mas não desistimos, fizemos a feira e foi sucesso de vendas. Tenho uma gratidão eterna pelo convite do meu amigo Saiane e pelo meu tio Odair que infelizmente não vive mais entre nós. Após essa feira, nasce a primeira loja JOFITNESS em Angra dos Reis/RJ, no Shopping Piratas, muita gratidão! 

6- Você já pensou em desistir do seu negócio atual? 

 

Eu nunca pensei em desistir, a palavra desistir para mim é algo que não gosto de carregar comigo, sempre busco insistir e não parar até conseguir.

 

7- Qual é o seu maior estímulo para você continuar acreditando no seu empreendimento atual?

 

Hoje meu maior estímulo é ver aonde chegamos, eu e meu esposo, quanta coisa passamos e jamais desistimos, foram tantas noites mal dormidas, tantas horas sem parar para descansar, quase 10 anos e sem férias, meu maior estímulo sou EU... e poder olhar pra mim e para o meu esposo e dizer: "nós conseguimos", mesmo quando todos não acreditavam, nós acreditávamos e fizemos tudo com excelência, passamos todos os momentos ruins, péssimos, bons, ótimos e maravilhosos com excelência sempre fazendo o nosso melhor. 

 

8- Quais são os seus projetos futuros?

 

Meu projeto é nunca parar de empreender, seja nessa área ou em outras áreas, empreender é algo que amo tanto, faço com tanto amor e com excelência mesmo nos momentos ruins, meu projeto é, além de empreender, ajudar pessoas a empreenderem. Ouço muitas histórias e fico feliz com cada uma delas. 

9- Qual é o fato sobre você, que te causa maior orgulho?

 

Ah muito difícil falar sobre nós mesmos, mas eu olho para mim e penso "nossa Jô, você não para, você não desiste, você acredita até quando todos desacreditam". Outra coisa que me orgulho quando me olho no espelho, é que nunca sinto medo, eu tenho ideias loucas aos olhos até do meu marido, mas no fim tudo da certo hahaha. Eu juro que dou aquela respirada mas no fim, toda aquela loucura da certo, então o medo não me bloqueia, eu sempre olho para frente e sigo meus sonhos. 

 

10- Deixe uma mensagem para as leitoras que se sentem inseguras em montar um negócio próprio.

 

Oi mulheres o que posso dizer do fundo do meu coração, é que se foi possível para mim, também será possível pra você! Eu só tinha sonhos, hoje tenho 5 lojas, na verdade uma rede de lojas: três no Rio de Janeiro e duas no Guarujá. Você também é capaz, faça tudo com excelência, não desista, não tenha medo e siga sempre em frente, uma frase que postei no meu Instagram:

 

"O amor pelo processo deve ser maior do que o amor pelo resultado. O processo é aonde você passará a maior parte do seu tempo."

Ame o processo, acredite em você e não tenha medo, você consegue! 

udi-capa.jpg