A Lição para uma vida Saudável, é viver com Propósitos!


Há quase dois anos comecei uma viagem em busca de estilos de vida diferentes que pudessem me ensinar a viver de uma maneira mais autêntica e conectada comigo e com tudo o que sobrou de mim, após o divórcio. Sim somos Vencedoras toda vez que VENCEMOS DORES, por isso aprendam que está tudo bem não estar bem também, pois é a oportunidade que temos de querer mudar tudo, as vezes precisamos de uma ajuda profissional, é verdade, mas na maioria das vezes podemos ter a coragem de apertar o start e digo quando percebemos que não dói mais, aí sentimos o início da cura emocional.


Foi buscando um propósito, que arrumei coragem em me desafiar, mesmo sem a menor vontade de reagir, sem dinheiro, sem amor próprio, arrasada emocionalmente, tracei metas, programei objetivos, coloquei prazos e determinei que quando meu corpo e mente estivessem bem, eu iria buscar o meu PROPÓSITO. E Assim segui, com a vontade sobrepondo o desânimo, a coragem de enfrentar meus recalques, meus medos e decepções, e venho seguindo firme e muito feliz com as atitudes que tomei em relação a minha vida.

Desde que programei deixar o Brasil, a minha sede de saber só aumentou. Cheguei em Portugal há dois meses e cada lugar e cada pessoa que encontro, me traz novas reflexões, novas formas de ver o outro e sentir o que essa nova pessoa pode acrescentar em minha vida; não estou falando de sexo e sim, de se relacionar com o outro, na vida atual, tenho aprendido a ouvir mais, olhar mais, falar menos e sorrir incansavelmente mais!


Comecei a questionar a maneira como nos alimentamos, compramos, trabalhamos e até como nos relacionamos, com outras pessoas, conosco e com o ambiente a nossa volta.
Estou tendo a oportunidade de viver em cidades turísticas e entender como é viver como turista, viver sozinha, desbravando tudo com a vontade de uma menina e a sabedoria de uma mulher. Acreditem minhas lobas, todas nós temos essa coragem de mudar, de sair do quadro que nos aprisiona e LEMBRE SE "A PIOR PRISÃO SÃO AS GRADES DOS NOSSOS PENSAMENTOS".

É chegada a hora de nos libertar da nossa parte escura, da parte de nós que nos faz mal e sempre nos puxa para baixo, DA PARTE QUE SENTE PENA DE NÓS, as vezes nos intoxicamos com nossos pensamentos negativos, precisamos parar com isso e mudar o quadro. Se eu posso ouvir uma música alegre que nos faça dançar, por que insistimos em ouvir aquele sertanejo dos infernos?!!!


Conhecer povos nativos e saber como é viver conectado à terra, a costumes e hábitos. Conhecer novos sotaques, ouvir novas línguas, não usuais, para nossos ouvidos, não falo isso porque estou fora do país, pois antes de estar aqui, essas experiências também foram vividas aí no Brasil, vocês podem viver isso apenas mudando de um bairro para outro, de uma rua para outra, simples assim.

Pude experimentar na pele como é viver em praias, mata, campo e como é possível sobreviver a um inverno europeu, a uma cultura diferente, onde o amor não é tão explicito, porém intenso e discreto.


Depois de tantos aprendizados, percebo que ainda sou uma menina de 48 anos tentando descobrir o mundo, meu coração pede por novidades, metas, planos, NOVOS PROPÓSITOS, sim uma vida sem propósito é um viver sem emoção.


Ter propósito, é fazer uma escolha que TE MOTIVE a acordar todos os dias com o primeiro pensamento nele e ser o último a pensar ao deitar, uma vida com propósitos torna a vida mais emocionante e desafiante, sentimos aquela vontade incontrolável de conseguir, eu pergunto para minhas lobas, QUAL é O SEU PROPÓSITO?

PROPÓSITO NÃO É DESTINO, PROPÓSITO É A JORNADA A SEGUIR, É BUSCAR O QUE DESEJA

Encontrar um propósito de vida é algo muito obscuro para a maior parte de nós. Geralmente ele é atrelado ao futuro, a outros lugares, experiências, ou em algo a ser alcançado. É fácil pensar que é impossível, e muitas de nós confundimos ele com DESTINO.


Sinto muito minhas lobas desapontar vocês, mas NUNCA será destino, o propósito que queres para tua vida!  Propósito é muito mais, é a caminhada, é o trajeto, são as dores da caminhada, são as perdas do caminho, são as ausências que doem, são saudades, são vontades, é meta, é foco, é coragem de deixar para trás o que te faz ficar agarrada ao que não existe mais, propósito é querer mudar, é desejar melhores momentos, pessoas, lugares, sentimentos, amores, amizades, é vida, é saudável.


O propósito é o chamado natural para realizar seu compromisso com a vida. Não tem nada a ver com alcançar algo no futuro, o que pode ser entendido com uma meta, objetivo ou sonho. Propósito é a jornada e não o destino.


Os altos e baixos do trabalho e vida social às vezes fazem com que as coisas percam o sentido, com um vazio crescendo no peito. As pessoas acabam por ficar mais quietas, isoladas e chegam a negar esse sentimento. O que costuma vir a seguir é o desejo de uma maior intensidade das experiências novas, que pode se caracterizar na busca pelo o que puder dar razão para continuar em frente, pelo menos por um dia.


Temos uma bússola interna natural que indica o caminho: o coração. Quando aperta, pode ser um sinal de que estamos em desacordo com nosso propósito. Quando alivia, por sua vez, pode indicar uma sintonia. Não é fácil identificar como se realinhar ao propósito assim que perceber o coração apertado. É necessário refletir e investigar, pedir ajuda ou se inspirar em alguém.

Ter um propósito significa antes de mais nada, parar de reclamar da vida que tem e começar a procurar a vida que quer ter, procure ter uma vida autêntica, viver de verdade a sua vida e não em função da vida do outro.


No dia a dia é difícil separarmos um tempo para pensar em nossa vida e em nós mesmos, mas fica mais fácil quando não estamos sozinhos e quando temos um ambiente que nos permite entrar em contato com nossa essência de forma profunda. Redescobrimos-nos de uma perspectiva de amizade, respeito e honestidade com muita leveza. Sim eu sempre vou defender que ter uma vida saudável não é apenas fazer atividade física ou se alimentar bem, não fumar,não beber e sim, cuidar do corpo e da mente de forma saudável, ao ponto que as pessoas nos olhem e vejam o quanto nosso bem estar pode ser contagiante.


A felicidade está disponível aqui, agora, para todos os seres e em todos os lugares. O que leva ao seu encontro é alinhar o cotidiano ao propósito. Seu propósito é a única coisa que importa: os resultados e ganhos são secundários, o importante é deixar a felicidade aflorar a cada momento, sendo quem você é a cada instante. Se estiver sendo você, isso irá contribuir com o mundo de alguma forma, além de inspirar outras pessoas. Ser você mesmo é o melhor que você pode fazer por você e pelo mundo!

Normalmente temos uma dúvida quando sentimos um aperto no coração e, no geral, a resposta está dentro de nós, mas existe o medo de decidir ou não saber como fazer. Um erro é acreditar que o propósito é estático quando, na verdade, é mutável, um desdobramento contínuo. Dúvidas podem surgir no caminho, mas elas trazem informações úteis que ajudam na caminhada e servem como alerta. Devem ser levadas em consideração para planejar e refletir sobre os melhores caminhos, sendo assim é muito importante NUNCA misturar o DESTINO com o PROPÓSITO, pois se isso acontecer, você vai ficar sem os dois.

A felicidade está disponível aqui, agora, para todos os seres e em todos os lugares. O que leva ao seu encontro é alinhar o cotidiano ao propósito. Como fazemos então para vivermos uma vida com propósito a cada dia?


Escolha três princípios evidentemente positivos e construtivos para o mundo (amor, compaixão, perdão, bondade, generosidade, desapego, harmonia, paz, gratidão ou qualquer outro que faça sentido). Os seus princípios são suas leis pessoais, aquilo que você acredita e pratica, devem ser mantidos em silêncio para que os outros vejam sem saber.


O mais importante é se alinhar cada vez mais a eles e nunca desistir de segui-los. Continuar em frente não importa o que aconteça!

Por isso minhas lobas vencedoras, se aceitarem uma dica de uma velha loba, cheia de cicatrizes, mais ainda com olhar de loba nova, digo que quando tudo estiver confuso,tenso ou achar que não tem saída, escolha seus princípios, trace sua metas, controle seus desejos e faça um PROPÓSITO, e assim seja dona do seu DESTINO!


Um beijo na palma da mão de cada uma!


Saney Monte

Massoterapeuta,

tecnica em enfermagem. Coren-mg - 53029 

Instrutora regaste, busca e salvamento.

Coach PNL especializada

em Constelação familiar e sexualidade após menopausa.(Leiria-Portugal)

Instrutora de Defesa pessoal feminina.

@saney monte

Face: Instrutora monte 

Instrutoramonte2@gmail.com

Saneymonte@bol.com.br