Mudanças Saudáveis na Maturidade

Quando falamos em mudanças, imaginamos logo caixas, bagunças, escolhas, faxinas... não é mesmo minhas lobas?

TODA MUDANÇA GERA CONFLITOS, seja de casa, de relacionamento, de hábitos e de alimentação; quando falamos de mudanças saudáveis, pensamos logo em comidas, atividades físicas e tudo mais, mas não só isso, mudanças saudáveis e necessárias para evoluirmos, são todas aquelas que nos fazem bem, somos seres em evolução constante. Vou dar um exemplo para vocês que aconteceu comigo, tenho 48 anos e passei a vida evitando cebola e sempre separando ela no prato, sabe aquele cantinho na borda? Pois bem, lá mesmo, sempre ela ficava lá e eu dizia: não gosto do barulho que ela faz na hora de comer, se eu ver não como, separo, etc...ou então elas iam parar no prato de alguém que estava comigo, e que dizia: eu adoro, você deveria comer, faz bem para o coração, (risos) sei que vocês estão lendo isso e algumas estão se vendo nesse cenário, enfim, a mais ou menos 3 meses, fiz uma receita que levava bastante cebola, e estava tão distraída que quando fui comer percebi que na borda do meu  prato não tinha nenhuma, e percebi que aprendi a comer cebola aos 48 anos....moral da história: as vezes estamos acostumados a repetir tudo e isso nos fecha às mudanças, sair da zona de conforto nem sempre é bom, mas as vezes mudamos e nem percebemos, e descobrimos que somos capazes sim, de nos adaptarmos às mudanças, boas ou más.

Nos últimos meses, a pandemia COVID-19 assolou todos os países do mundo. Essa situação obrigou-nos a mudanças inevitáveis. Em pouco tempo tivemos que nos adaptar a uma nova realidade.

Para evitar os maiores riscos de contágio, fomos obrigados a isolar-nos das pessoas externas e nos aproximarmos das internas (família) e, consequentemente, passamos muito mais tempo em casa, em muitos casos, as rotinas alimentares, pessoais, comportamentais, profissionais, alteraram-se drasticamente durante o período de quarentena. As mudanças de horários, alteração de trabalho ou estudo e o local onde fazia as suas refeições trazem consequências na maneira como as pessoas passaram a viver. O uso da internet que muitas vezes foi motivo de discussões em casa, passou de vilã para a salvadora nesse confinamento.

As compras de supermercado aumentaram, assim como o tempo disponível para que cozinhar, cuidar da casa, dos filhos e também se reencontrar com o marido. Com esses novos hábitos, a comida ganhou um papel fundamental no desenrolar da nossa organização diária, como também as relações interpessoais familiares, passamos a sentir falta de alguns, a nos adaptar a presença constante de outros e a definir espaços de convívio dentro da nossa própria casa, isso tudo tem a ver com a tal MUDANÇA.

Esse protagonismo bem como o tempo disponível e as roupas mais largas e confortáveis, levam muitas vezes à perda da sensibilidade da percepção corporal. Existe uma desconexão dos sinais de saciedade. Além de estarmos sujeitos a mais impulsos alimentares devido ao stress e à ansiedade provocada pela gestão da família e do teletrabalho, isso falando sobre saúde  e hábitos alimentares saudáveis.

Muitas pessoas sentiram como consequência, deste isolamento social, o aumento de peso. Felizmente já iniciamos o desconfinamento e com ele, chegou também a nova pessoa, novos hábitos e um novo momento, tudo na vida nos trás um ensinamento, seja no agir, pensar, enfim VIVER!

Todos nós gostaríamos de fazer alterações positivas nas nossas vidas, criar e manter hábitos que mudariam, para melhor, o nosso dia a dia, mas por onde começar? 

Algumas pequenas mudanças em sua rotina podem tornar sua vida mais fácil, sem exigir de você grandes esforços. Tente começar por pequenas escolhas e você vai perceber que ficará mais fácil administrar sua rotina.

A ideia não é seguir, ao pé da letra, cada um desses hábitos, mas sim, escolher um ou dois que podem ter, de forma simples, um impacto mais profundo na sua vida.

O importante é se esforçar para implementar hábitos novos que te deixem mais feliz e saudável! Vou escrever algumas dicas, que estão me fazendo muito bem e podem ser adaptadas nesses novos tempos que estamos vivendo!

Aproveitem e sejam a mudança saudável, que você deseja ao outro!

1. Exercite-se mais

O ser humano foi feito para se mexer, porém a maioria das pessoas tem uma vida sedentária. Fazer exercícios físicos, ter uma vida mais ativa, é o maior bem que você faz para seu corpo e mente. Não leve isso como uma obrigação, lembre-se que você sempre se sentirá melhor depois de fazê–lo, devido a produção dos hormônios da alegria e prazer que serão ativados!

Dê prioridade às escadas: nem que sejam poucos andares. Subir escadas, tonifica os músculos da perna, em especial as panturrilhas e as coxas, além de garantir um ritmo cardíaco mais apto e desenvolvido. Faça mais caminhadas. Assim como ir de escada ao invés de andar de elevador, caminhando você tonifica as pernas, fortalece o ritmo cardíaco e ganha mais disposição no seu dia a dia.

Tente se exercitar de três a quatro vezes por semana. Escolha a atividade que mais lhe agrada, desde pular corda, bicicleta, corrida, exercícios funcionais no tapete da sala, ou uma simples caminhada. Segundo pesquisas o exercício pode tornar você uma pessoa mais feliz e saudável.

2. Cuide do seu bem-estar

Sentir bem–estar é o que mais queremos. Exercite-se, durma bem e coma direito. Seu corpo e sua mente estão interligados, por isso quando o corpo se sente bem, sua mente também assim se sente. Exercitar-se, dormir o suficiente e ter uma alimentação saudável devem ser prioridade na sua vida. Se você não tiver tempo para isso, tire um tempo. Você deve isso a si mesmo. Escute músicas alegres,não se sabote, seja positiva consigo mesma e não permita se vitimizar, pois somos mais fortes do que pensamos.

Sua tomada de decisão depende de dormir bem. Quando o corpo e a mente estão cansados, você não tem a energia para pensar o que é bom para si mesmo. Por isso, se a falta de sono afeta sua vida mais do que deseja admitir, durma pelo menos 7 horas de sono todas as noites.

Alimentação saudável é capaz de influenciar positivamente na saúde e qualidade de vida das pessoas. Além de fornecer saúde, boa energia e bem-estar geral, ela também nos ajuda a combater doenças, manter o peso corporal saudável e um bom desenvolvimento físico. Opte por alimentos mais naturais e faça sua própria comida.

3. Fique de olho na sua saúde

É importante a realização de check-up todos os anos, principalmente para quem têm mais de 40 anos. Para a mulher, é vital executar a mamografia, considerando o alto índice de câncer de mama e a sua facilidade de tratamento quando o câncer é descoberto logo em seu estágio inicial. O homem precisa policiar-se, conforme a idade, em realizar o exame de próstata que apresenta as mesmas características do anterior: é facilmente tratável quando descoberto no começo. Faz-se igualmente importante a realização de exames constantes de sangue, para que se possa controlar o índice glicêmico, de anticorpos e de outros componentes do sangue.

4. Aprenda a dizer ‘Não’

Dizer ‘não’ faz parte do amadurecimento de todo ser humano e demonstra amadurecimento emocional. Caso você seja uma pessoa que tem muita dificuldade em dizer ‘não’, é importante entender quais fatores que causam esse tipo de comportamento que atrapalha sua vida pessoal e profissional.

“Dizer não” é algo muito desconfortável para boa parte das pessoas e, por esse motivo, é comum que as pessoas prefiram dizer ‘sim’ para evitar situações desagradáveis. Prestatividade é algo extremamente positivo mas é preciso ter limite e entender que é importante dizer ‘não’ e ter em mente que saber recusar determinada tarefa, demanda ou situação também é uma grande virtude. Esse tipo de comportamento é muito comum em pessoas que não desenvolveram suas competências emocionais e precisam agradar o tempo todo.

5. Não se preocupe tanto

Muitas vezes perdemos muito tempo nos preocupando com o sentido de algumas coisas, mas acabamos esquecendo de viver cada momento. Por isso, viva e aproveite a vida. Não deixe as amarras da sociedade te impedirem de ser feliz. Faça o que te faz sorrir, esqueça os rótulos, eles vão falar de você independente do que você faça, acredite, você não está velha para fazer uma tatuagem, usar um pequeno biquíni ou beijar um homem muito mais novo, esqueça os outros e se preocupe com você, a maturidade nos chega com essas mudanças de pensamentos e comportamentos também.

Preocupar-se a ponto de ficar doente, além de não resolver problema algum, pode até criar outros. Se você se sente muito preocupada sobre alguma coisa, pergunte-se se há algo que você possa fazer a respeito. Se houver, faça. Caso contrário, esqueça, pois não vai adiantar nada.

6. Cuidado com os ressentimentos

Cultivar sentimentos como raiva e ódio também afasta as pessoas e terminam por magoar você e a quem você ama. Perdoar não significa ignorar o que fizeram a você, mas sim reconhecer que o mal que foi feito não lhe impedirá de ser feliz. Lembre-se também de perdoar a si mesmo. Tenha em mente que nutrir rancores é como tomar veneno esperando que a outra pessoa morra.

7. Tome suas decisões mais importantes de manhã

Por quê? Porque nesse momento você estará menos emocionalmente e fisicamente exausto. Tomar uma decisão fadigado é definitivamente uma coisa ruim. À noite, depois de ter trabalhado muito durante o dia, você pode jogar a precaução ao vento e tomar decisões ruins sem pensar no futuro. Não faça isso!

Então, se alguma coisa grande aparecer, descanse antes de tomar uma decisão. É necessário ter o máximo de energia possível para decidir qual é o melhor curso de ação a se seguir.

8. Relaxe

Procure observar seu nível de estresse para que ele não acabe a sua saúde. O estresse pode causar úlceras, insuficiência cardíaca, contribuir para a hipertensão. Também, já existem estudos ligando o surgimento do câncer com o estresse. Leve a vida com mais leveza e bom humor: isso não afetará só o ambiente em sua volta, mas também beneficiará sua saúde.

Mais do que apenas sua saúde física, é necessário que você descanse sua mente. E você tem diversas ferramentas à sua disposição, que vai desde meditação até ouvir um pouco de música. Menos de 15 minutos por dia de meditação é o suficiente para que você se sinta melhor.

9. Ensine e aprenda algo novo

Você já deve ter ouvido falar que conhecimento é poder e isso é realmente verdade, pois quem sabe o que fazer, e como fazer, acaba ditando as regras. Conhecimento é a única coisa que ninguém pode tirar de você. Portanto, é muito importante aumentar o repertório.

Se você realmente quer aprender algo novo todos os dias, deixe que isso faça parte da sua rotina. Dedique alguns minutos todos os dias para que possa aprender de alguma forma. Se for o caso, acompanhe algum site que traz uma curiosidade todos os dias ou artigos sobre assuntos do seu interesse.

 

10. Lembre-se de Agradecer

Quando você acorda a cada manhã, lembre-se de ser grato por estar vivo. Aprecie cada dia e alegre-se com o que você tem. Acredite, muita gente gostaria muito de estar no seu lugar! Expresse gratidão. Seja por palavras, mensagens, ligações: o que importa é sentir-se grato e expressar esse sentimento. A gratidão aumenta a felicidade.

Um poderoso recurso para ser bem sucedido na vida é saber reconhecer e valorizar as ações das pessoas que estão a sua volta. Passar a considerá-los, permite relacionamentos mais fortes e um círculo de amizades mais amplo.

Fazer um agradecimento a alguém de forma inesperada pode ser muito impactante. Ao invés de reclamar das coisas que você não tem, agradeça pelas coisas que você tem.

Você já parou para pensar como está a sua qualidade de vida? O que você tem feito para melhorar sua saúde, seu bem-estar?

Dados do Ministério da Saúde apontam que doenças associadas ao estilo de vida matam mais que o trânsito e a violência. Essas doenças normalmente estão relacionadas com o aparelho circulatório: infartos, derrames, diabetes e hipertensão, entre outras.

Está dada a partida para as mudanças saudáveis de hoje, não só na maturidade e sim, para todas as fases dessa escola que se chama VIDA e que não nos permite tirar férias.

 Prontas para iniciá-las?

Estou torcendo por vocês minhas lobas lindas!

Beijo na palma da mão de cada uma!!!

Saney Monte

Massoterapeuta, técnica em enfermagem. Coren-mg - 53029 

Instrutora regaste ,busca e salvamento.

Coach PNL especializada em Constelação familiar e sexualidade após menopausa.(Leiria-Portugal)

Instrutora de Defesa pessoal feminina.

@saney monte

Face:Instrutora monte 

Instrutoramonte2@gmail.com

Saneymonte@bol.com.br

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