

Climatério e Menopausa: uma jornada com ponto de parada - viagem ideal para cuidar de você!
Ah, você conhece a jornada do climatério?
Existe um ponto inicial e final claro que é delimitado pela idade da mulher e que vai dos 40 aos 65 anos de idade, ou seja, esses 25 anos constituem o climatério.
A menopausa é certamente um ponto de parada bem marcado nessa viagem - um ano, após a última menstruação. Para nós, mulheres brasileiras, ela ocorre de forma natural dos 50-51 anos, em média.
Todas as mulheres que vivem por tempo suficiente experimentarão mudanças físicas, psíquicas e emocionais decorrentes das modificações fisiológicas na produção de seus hormônios pelos ovários.
No entanto, você pode viver com esses sinais e sintomas sem os efeitos negativos sobre a sua saúde, relacionamentos ou capacidade de trabalho. Há uma outra maneira de passar por este momento em sua vida!
E você pode perguntar: “como posso saber se está se aproximando a menopausa? Há algum teste hormonal específico?
O seu corpo vai dar dicas físicas úteis de que o processo das alterações hormonais já está começando. E ainda pode ser muitos anos antes da sua última menstruação.
Na fase inicial do climatério, os testes hormonais não são úteis, pois a produção de seus hormônios mudam ao longo do seu ciclo menstrual.
A alteração hormonal inicial, no climatério, é a redução na produção de progesterona pelos ovários, pois eles vão perdendo a capacidade de ovular, o que resulta em uma relativa predominância na síntese de estrogênios.
Depois disso, toda mulher vai ter um período de transição da menopausa que começa vários anos antes da menopausa - a perimenopausa - onde os ovários começam, gradualmente, a produzir menos estrogênios.
A duração da perimenopausa é variável, de mulher para mulher, porém ela vai até a menopausa e nos 2 últimos anos da mesma, ocorre uma acelerada queda nos níveis de estrogênios.
Agora, é tempo da bem-vinda menopausa e começa a fase da pós-menopausa, com sua escassez de estrogênios.
Então, eu te convido a ter tempo para você (sei que como eu, você vive uma vida bem ativa) e observar o seu corpo-mente-emoções, pois assim você pode suspeitar que pode já estar iniciando as alterações hormonais do climatério|menopausa.
MENACME CLIMATÉRIO PÓS-MENOPAUSA
l l l
Idade 40 anos 50 - 65 anos
da 51 anos
Mulher (Menopausa)

E sabe o que é melhor? Esse é um excelente momento para você fazer um exame médico completo com um profissional de saúde qualificado, pois com a revisão de seu histórico médico, sua história menstrual e seus sinais e sintomas, ele vai poder fazer um diagnóstico e cuidar da sua saúde de forma global.
Aproveite esses 25 anos para cuidar mais de você!
Portanto, fique atenta se você tiver pelo menos alguns destes sintomas:
-
Ondas de calor - no pescoço e na face;
-
Sensibilidade nas mamas;
-
Piora dos sintomas da síndrome pré-menstrual;
-
Menor desejo sexual;
-
Fadiga;
-
Menstruações irregulares;
-
Secura vaginal;
-
Desconforto durante o sexo;
-
Perda de urina ao tossir ou espirrar;
-
Necessidade urgente de urinar;
-
Mudanças de humor;
-
Dificuldade para dormir.
Você sabe qual é o sintoma mais comum? Eu acredito que você pensou nas ondas de calor! Sem dúvida, esse é o sintoma mais famoso. No entanto, as mudanças na menstruação são mais comuns e podem já ocorrer a partir dos 40 anos.
E é bom lembrar que outras condições podem causar alterações no sangramento menstrual e, se alguma dessas condições ocorrer, consulte seu médico:
-
Menstruação aumentada e com coágulos;
-
Menstruação que dura mais dias que o normal;
-
Sangramento vaginal entre as menstruações;
-
Sangramento após a relação sexual;
-
Suas menstruações estão mais próximas.
Então, converse com seu médico para saber o que é mais adequado para você e sua saúde.
E você pode viver de forma positiva esse período da sua vida!
Comece por fazer coisas que melhorem seu bem-estar geral, como:
-
Exercícios;
-
Parar de fumar;
-
Ter um sono adequado;
-
Beber menos álcool;
-
Ter um peso saudável - sem modismo!
E é desnecessário dizer que não há condutas iguais para todas as mulheres - você é única - não tem como seguir passo a passo, como roteiro único.
A viagem é sua, depende de suas escolhas e eu te garanto que você vai viver os dias mais felizes de sua vida.
Então, seja bem-vinda, menopausa!
- Médica com atuação em Ginecologia / Rejuvenescimento Íntimo, Medicina Preventiva e Otimização Metabólica
- Professora de Saúde da Mulher na UFPB e Unipê