Coluna Moda & Estilo

com Verônica Scavone - Consultora de moda

Revista Top Loba agosto/2018

BOHO STYLE

arte intima.jpg

Entra ano e sai ano, o estilo boho sempre volta a aparecer nas passarelas e nas araras das lojas, nos encantando com sua infinidade de variações.

 

Mas afinal, o que é o estilo boho?
 

O estilo Boho vem da palavra Bohemian (boêmio) e Soho, o famoso bairro chic de Nova Iorque. Como Bohème era muito associado aos ciganos no século XV, o estilo Boho traz muitas influências ciganas, como estampas miúdas e tecidos fluidos.


Na década de 1920 a boemia entrou em voga como um estilo de vida. Foi a época das artes e dos artistas, dos músicos, pintores e escritores, e as roupas não eram em nada parecidas com o atual boho. Mas, na década de 70, a boemia voltou a inspirar a moda e surgiu o estilo como conhecemos hoje.


Influências dos hippies e ciganos fazem parte do estilo, que tem como principais peças as saias longas, estampas florais miúdas, rendas, batas, colares e anéis com pedras, óculos redondos e chapéus de aba grande. A influência folk também se faz presente no uso das botas de camurça, lenços e bolsas de couro trabalhadas.


É uma mistura eclética e livre! O look é sempre único e personalizado e sua característica essencial é ser despojado propositadamente. Sem dúvida, é o estilo mais democrático de todos os tempos; porém, é necessário ter as peças adequadas para que essa mistura seja feita de maneira harmoniosa.

Peças típicas do estilo Boho:

 

  • Vestidos e saias longas – vestidos longos estampados são super usados em looks no estilo boho. No verão, é usado em tons mais claros e, no inverno, as estampas costumam ter um fundo mais escuro. As saias podem ser na cor lisa ou estampada.

Salao Novo Stylos.jpg
  • Estampas geométricas – especialmente aquelas com uma pegada mais étnica. Use com diferentes peças como blusas, calças, casacos e ponchos.

26219910_1784583874950274_15071644046453
  • Botas – são típicas do estilo boho, especialmente em cores como marrom e caramelo. Usadas com saias e vestidos curtos em tecidos leves, é um look que lembra muito os famosos festivais de música como o de Coachella, na Califórnia.

  • Túnicas – outra peça que aparece sempre é a túnica. Inspirada nos anos 70, ela pode ser lisa, estampada, de renda ou crochet. Quanto mais handmade, melhor.

  • Calça jeans flare – essa calça reflete a influência do movimento hippie no estilo. Para atualizar o jeans, use com blusas mais sequinhas.

  • Bijuterias com pedras – colares, anéis e pulseiras cheios de pedra (especialmente em azul turquesa) podem trazer esse lifestyle mesmo para um look mais básico. A brincadeira é usar vários acessórios ao mesmo tempo.

Adão.jpg
  • Chapéus – modelos com a aba mais desconstruída, como o floppy ,são mais despojados e ótimos para o estilo.

O estilo Boho aparece como uma das trends para o verão 2019, não importando se é em Glastonbury, no Reino Unido, em São Paulo ou no Rio de Janeiro. No dia a dia, não precisa sair caracterizada da cabeça aos pés: misture elementos com algo mais clássico e atemporal, só para dar aquela equilibrada.

Não se esqueça dos detalhes básicos, como óculos de sol vintage ou redondos, cintos, pulseiras, bolsas com franjas ou bolsas de alça comprida usadas de lado. Bordados, miçangas, pedras e penas também são bem-vindos.
As adeptas do Boho style se vestem para si mesmas! É como se elas se produzissem para ficar em casa com conforto, personalidade e ousadia!
E aí, curtiu a matéria? Aproveite e vá se preparando para usar esse estilo bárbaro no próximo verão!

Veronica Scavone
Consultoria de Moda e Imagem
Ago/2018

be hair.jpg