Coluna Moda & Estilo

com Verônica Scavone - Consultora de moda

Revista Top Loba julho/2018

INVERNO 2018 – XADREZ

O tecido xadrez é um tema clássico para o inverno. Os estilistas amam de paixão. Mais delicado ou mais arrojado, ele está sempre presente nessa estação. Se você tem algum tipo de preconceito achando que ele sempre remete à festa junina, esqueça! Navegando pelo clássico, pela alfaiataria ou pelo lúdico e descontraído, o xadrez é sempre um show à parte.

box013.jpg

Conheça os principais tipos de xadrez:

Tartã ou Tartan – é a padronagem mais tradicional das famílias escocesas. Com quadrados grandes ou médios, a cor vermelha é geralmente predominante. A super vantagem é que ele pode ser usado com looks mais descolados ou de maneira mais formal.

Príncipe de Gales um clássico dos anos 90, ele volta com tudo nessa temporada. É perfeito para roupas de alfaiataria graças à predominância de cores sóbrias, como cinza e preto.

Vichy ou o maravilhoso xadrez “piquenique”, porém imortalizado por Brigitte Bardot em seus vestidos românticos e saias rodadas. O vichy foi a estampa do verão, mas continua no inverno, principalmente nas cores P&B, vermelho e branco e azul e branco.

Buffalo check - talvez você nunca tenha ouvido falar desse nome “Buffalo Check”, mas com certeza conhece esse tipo de xadrez. Tradicionalmente, é encontrado nas cores preto e vermelho, bem ao “estilo lenhador”. Esse tipo de estampa também foi muito comum em bandas do final dos anos 80 e 90.

Grid – essa padronagem super gráfica vem em formato de grade ou quadriculado. O grid pode ser positivo (branco) ou negativo (preto).
Cuidado com o shape: por ter o formato grande, na maioria das vezes ela aumenta o volume na região. Caso você queira disfarçar algo, opte por quadrados menores. O grid pode ser combinado com vários tipos de estampa, como listras, pois (bolinhas) e até mesmo outro tipo de xadrez.

Pied de poule – popularizada nos anos 30 por Coco Chanel, a padronagem desta estampa lembra um “pé de galinha”, daí a origem francesa do nome. O pied de coq, que significa “pé de galo”, tem o padrão ampliado.

Burberry - a grife de luxo britânica popularizou o seu xadrez e o transformou no mais famoso e desejado do mundo. Geralmente vem na cor camelo com listras vermelhas, marrons e pretas.

Paola Oliveira, Cristiane Fernandes e Sabrina Sato

Então, quem vai se jogar no xadrez?

Veronica Scavone
Consultoria de Moda e Imagem

Julho 2018