Muco Cervical: Saúde Genital

Olá lobas, esse mês estamos trazendo um assunto de grande importância para nós mulheres, um grande aliado para determinar a vida saudável de uma mulher moderna e que pratica o auto conhecimento.

Vamos abordar e trazer o conhecimento de todas, detalhes sobre o nosso companheiro íntimo chamado MUCO CERVICAL, ele é o nosso aliado para nos alertar sobre possível doenças e também sobre as transformações hormonais das nossa parte íntima, no popular, nossa pepeka, caminho da felicidade, preciosa, perseguida ou como queiram chamar.

A primeira coisa a aprender é que Muco Cervical, não é CORRIMENTO...

Sim, é isso mesmo, precisamos aprender a diferenciar muco cervical e corrimento vaginal, a diferença é gigante, o muco cervical não é “nojento”, muito menos um problema: é uma secreção natural do corpo, que diz muito sobre seu ciclo menstrual, e no período da menopausa ele também sofre modificações.

Vocês já devem ter ouvido falar sobre Muco Cervical, e já deve ter percebido sua presença no fundo da calcinha, muitas vezes, branco, esbranquiçado, transparente, tipo ricota ,as vezes tipo uma papinha, e normalmente pegajoso e na maioria das vezes transparente, sim minhas lobinhas, ele existe em todas nós, vamos aprender a identificar cada um deles, e diferenciar ele de um corrimento, que é o primeiro indício de uma infecção, inflamação ou até mesmo uma doença grave.

Nós mulheres precisamos aprender a nos tocar, nos olhar sem pudor de nós mesmas, o auto conhecimento nos leva a uma maturidade sexual que livro nenhum ensina, desde pequenas somos podadas a reprimir todas as nossas curiosidades sobre todo e qualquer assunto que envolva sexualidade, me recordo ainda adolescente quando juntava o dinheiro da mesada para comprar uma revista chamada CAPRICHO, na década de 80 a 90 que era voltada para o sexo feminino jovem, embora eu via muitos garotos lendo também, nós somos de uma geração que não podíamos nem colocar a mão na calcinha, mas na verdade crescemos vendo nossas mães, tias e avós lendo aqueles livrinhos de contos eróticos chamados de Sabrina, Júlia e Bianca, foram as pioneiras nessa área que iniciaram na ecada de 70,e simmmmm, acredito que ao ler esses livros elas produziam muitos tipos de “MUCOS”....(Risos).

E vocês? Sabem o que é Muco Cervical? E para que ele serve? Vamos lá aprender um pouquinho sobre esse tal de “muco” que é tão comum e normal no nosso corpo.

Então para isso tive uma conversa com uma ginecologista amiga minha, que me explicou perfeitamente, em uma linguagem bem básica para que eu possa multiplicar com vocês todas o assunto abordado nesse bate papo.

Quem é ele?

“Muco Cervical é o muco produzido pela glândulas do colo uterino, decorrente da ação de alguns hormônios em diferentes fases do seu ciclo”.

Ou seja, essa secreção está totalmente ligada ao seu ciclo menstrual e a liberação hormonal que acontece no seu corpo durante esse período.

Para que ele serve?

Ele aumenta a lubrificação vaginal. Você sabia que no período da ovulação ele é aumentado para tornar o deslocamento dos espermatozoides a chegarem mais rápido ao óvulo, facilitando a fecundação? Por isso muitas mulheres usam o método de avaliação do muco como método de prevenção da gravidez não desejada, porém não é muito indicado, pois requer muito auto conhecimento e avaliação diária da consistência do muco;

● Ele é uma barreira, sim um protetor, fora da fase menstrual ele também aparece, porém com uma textura diferente, serve como uma barreira de proteção para o útero, isso significa que ele mantém essa região  segura, impedindo a ascensão de bactérias.

● Ele é um indicador potente de período fértil, durante o ciclo menstrual esse muco muda de cor, textura e consistência de acordo com a quantidade de hormônios que tem no seu sangue e que caracterizam essa fase do mês.

● “No período ovulatório, ele se torna mais elástico e bem transparente, muito semelhante a clara de ovo.

● Ele não deixa de aparecer quando estamos menstruada, a única diferença é que sua textura vai variar, de acordo com seu ciclo menstrual vai ficando mais fininho, claro e em menos quantidade, após a menstruação ele fica levemente amarelado, e mais consistente, devido a produção de um hormônio chamado Progesterona.

● Ele não é sinônimo de fertilidade, essa secreção é um auxiliar do corpo que lubrifica e facilita algumas ações como a fecundação e a lubrificação vaginal durante penetração. ELE NÃO É CORRIMENTO!

Sem sinal de doença, quando saudável, ele naturalmente muda de consistência e varia de branco para transparente, mas ATENÇÃO, somente quando ele varias dessas cores e vem junto com outros sintomas como coceiras, ardência e dor, e outras manifestações da pele e mucosa que é preciso de uma intervenção médica para um possível diagnóstico.

Evolução do Muco Cervical

Esperamos com essa matéria ajudar vocês a se permitirem a observação do seu aliado da vida saudável da sua pepeka, e com essa imagem vocês possam observar a evolução da textura, cor e quantidade do muco durante o ciclo menstrual.

Enfim, mulheres modernas, fica a dica para uma vida plena e muito saudável, e não esqueçam, nosso muco é nosso amigo e aliado em todas as fases do nosso ciclo menstrual, e para as Menopauseanas é nosso aliado no prazer, por isso devemos manter nossa saúde íntima sempre em dia e sempre ter acompanhamento médico para termos uma saúde em harmonia entre corpo e mente.


Beijo na palma das mãos.

Saney Monte.

Massoterapeuta,

técnica em enfermagem. Coren-mg - 53029 

Instrutora resgate, busca e salvamento.

Coach PNL

especializada em Constelação familiar e sexualidade após menopausa.(Leiria-Portugal)

Instrutora de Defesa pessoal feminina.

@saneymonte

Face:Instrutora monte 

Instrutoramonte2@gmail.com

Saneymonte@bol.com.br

Whatsapp (22) 997828664