O QUE É A VITAMINA D ?

A vitamina D é vista como um micronutriente essencial lipossolúvel, isto é, pode se dissolver em gordura e é armazenada em grande quantidade, especialmente no seu fígado.

Ela Permitir ,que o cálcio dos alimentos seja absorvido no intestino, além do fósforo, e em quantidades capazes de manter o regular funcionamento celular, neuromuscular assim como saúde dos ossos.

Considerada um hormônio esteroide lipossolúvel, essencial para o corpo humano sua carência pode proporcionar uma série de complicações. É capaz de controlar 270 genes, inclusive células do sistema cardiovascular. A principal fonte de produção da vitamina se dá por meio da exposição solar, pois os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são capazes de ativar a síntese desta substância.

Alguns alimentos, especialmente peixes gordos, são fontes de vitamina D, mas é o sol o responsável por 80 a 90% da vitamina que o corpo recebe.

COMO A VITAMINA D SE APRESENTA

Vitamina D2: Conhecida como ergocalciferol, de origem vegetal é obtida por meio da ingestão de alimentos.

 A quantidade ideal é 2 ou 3 porções deles ao dia.
Peixes gordurosos como salmão (selvagem),
atum, sardinha;
Cogumelos irradiados, (que foram cultivados sob a luz do sol);
Leite enriquecido e seus derivados (iogurte, manteiga, queijo);
Cereais enriquecidos;
Óleo de fígado de peixe;
Gema de ovo

Vitamina D3: chamada de colecalficerol, é sintetizada na pele após a exposição solar. Produzida em nosso organismo, ela é também encontrada em suplementos vitamínicos.

PROCESSOS ORGÂNICOS QUE ENVOLVEM A VITAMINA D

 Equilíbrio das defesas do corpo (sistema imunológico);
Controle da pressão arterial;
Proteção contra a formação de tumores;
Inibição de processos inflamatórios;
Metabolismo dos carboidratos (diminuindo o risco de diabetes e
doenças metabólicas)

A CARÊNCIA OU AUSÊNCIA DESSE HORMÔNIO PODE OCASIONAR

 Depressão
Problemas ósseos
Abortos no primeiro trimestre de gravidez
Pré-eclâmpsia no final da gestação
Diabetes
Perda da força muscular
● Ocasionar doenças autoimune
Aumenta o risco de câncer
Pode causar autismo durante a gestação
Aumenta as chances das crianças desenvolverem doenças respiratórias
Potencializa o risco de mortes prematuras)

O FILTRO SOLAR IMPEDE A ABSORÇÃO?

Sim, o filtro solar costuma atrapalhar a absorção desse hormônio, exemplo, um filtro fator nível 8 é capaz de reter até 95% das vitaminas o que exigir um maior tempo de exposição ao sol. Portanto, a recomendação é ficar exposto os 20 minutos e após esse tempo aplicar o filtro para não causar danos na pele.

COMO SABER SE ESTOU COM VITAMINA D BAIXA.

O ideal e recomendado é consultar um profissional de saúde ( medico, nutricionista) que fará uma análise completa do quadro do paciente, e solicitará um exame de sangue que mede a 25-hidroxi-vitamina D e a 1,25-di-hidroxi-vitamina D para verificar como andam os níveis.

Para que se tenha um nível adequado desse hormônio a indicação é que diariamente seja consumida entre 5.000 e 10.000 unidades por um adulto com mais de 50 quilos.

Já para as crianças a orientação é de consumir 1.000 unidades para cada 5 quilos, dessa forma uma com 40 quilos consumiria cerca de 8.000 unidades.

Vale ressaltar que cada caso é um caso, e outros fatores deve ser avaliados para uma suplementação segura, pois o excesso pode elevar os níveis de cálcio no sangue , e se isso ocorrer deve ser acompanhado pelo médico. A automedicação não deve ser uma opção.

Ana Maria Pereira Cabral (CRN 7302 6º região)
Especialista em Fitoterapia e Suplementação Aplicadas á Nutrição Clínica e Estética
Especialista em Nutrição Clinica
Especialista Em saúde da família
Bacharel em nutrição
@sigasuanutri
ana_cabral_nutri@hotmail.com 83 988627867