Vegetarianismo: Suplementação e Benefícios

Nos últimos anos as dietas vegetarianas de vários tipos tem tido uma crescente popularidade. Quem as escolhem são motivados pelas preocupações filosóficas, religiosas, ecológicas ou por um desejo de ter um estilo de vida mais saudável.

As dietas vegetarianas bem planejadas são seguras para lactentes, crianças e adolescentes e podem atender a todas as suas necessidades nutricionais para crescimento. Também são adequadas para gávidas e mulheres lactantes. Desde que tenham uma atenção especial para garantir que obtenham cálcio, ferro, zinco e vitaminas B12 e D suficientes. De acordo com a (America Dietetic Association, 1997).

Vegetariano X vegano : qual a diferença?

Vegetariano X vegano : qual a diferença?

Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira, “é considerado vegetariano todo aquele que exclui de sua alimentação todos os tipos de carne, aves e peixes e seus derivados, podendo ou não utilizar laticínios ou ovos.


O vegetarianismo inclui o veganismo, que é a prática de não utilizar produtos oriundos do reino animal para nenhum fim (alimentar, higiênico, de vestuário etc.).”

O indivíduo que segue a dieta vegetariana pode ser classificado de acordo com o consumo de subprodutos animais (ovos e laticínios):

- Ovolactovegetariano é o vegetariano que utiliza ovos, leite e laticínios na alimentação.
- Lactovegetariano é o vegetariano que não utiliza ovos, mas faz uso de leite e laticínios.
- Ovovegetariano é o vegetariano que não utiliza laticínios mas consome ovos.

- Vegetariano estrito é o vegetariano que não utiliza nenhum derivado animal na sua alimentação. É também conhecido como vegetariano puro.

Vegetariano, precisa suplementar vitaminas?

Vegetariano, precisa suplementar vitaminas?

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Existem mais de 250 estudos que, direta ou indiretamente, avaliaram a ingestão de nutrientes em indivíduos vegetarianos, comparada ou não à ingestão dos onívoros.

De todos os nutrientes, apenas a vitamina B12 não será encontrada na dieta vegetariana estrita. Essa sim, poderá precisar de uma suplementação e um bom planejamento orientado por um nutricionista.


Os demais podem ser obtidos com abundância e boa biodisponibilidade em todas as dietas vegetarianas, inclusive a estrita.
 

As dietas ovolacto, lacto e ovovegetariana fornecem todos os nutrientes necessários ao organismo em todos os ciclos da vida.

Vantagens em ser vegetariano

Vantagens em ser vegetariano

As dietas vegetarianas ajudam a prevenir doenças e até tratar algumas outras, influenciando na saúde cardíaca, digestiva e agindo de forma antioxidante na prevenção do envelhecimento precoce.

Os estudos não demonstram aumento da prevalência de nenhuma doença crônica degenerativa não transmissível em populações vegetarianas.
 

Por outro lado, encontra-se resultados positivos, como redução dos níveis séricos de colesterol, redução de risco e prevalência de doença cardiovascular, hipertensão arterial, diversos tipos de câncer e diabete tipo 2. ( SOCIEDADE VEGETARIANA BRASILEIRA, Guia Alimentar de Dietas Vegetarianas para
adultos, 2012)

Ana Maria Pereira Cabral (CRN 7302 6º região)
Especialista em Fitoterapia e Suplementação Aplicadas á Nutrição Clínica e Estética
Especialista em Nutrição Clinica
Especialista Em saúde da família
Bacharel em nutrição
@sigasuanutri
ana_cabral_nutri@hotmail.com 83 988627867

Ana Maria Pereira Cabral (CRN 7302 6º região)
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