Como Manter-se Jovem? Existe uma Fórmula Mágica?

O envelhecimento é um processo normal onde gerontologistas vêm em termos de processos cronológico, biológico, psicológico e social. ( KRAUSE, 11ºEd., 2005) podendo essas alterações ser influenciadas por eventos da vida, enfermidade, genética e fatores socioeconômicos e de
estilo de vida.

Há algumas teorias onde são descritas causas para o envelhecimento (KRAUSE, 11ºEd Cap.13, NUTRIÇÃO NO ENVELHECIMENTO., 2005)

 

As teorias principais do envelhecimento como uma consequência dos eventos ao acaso são as teorias da ligação cruzada, desgaste, radical livre, ritmo de vida e mutações somáticas.

 

As teorias do envelhecimento baseados nos eventos predeterminados ou programados incluem a teoria genética e a teoria do marca passo.


Na primeira teoria citada acima de uma forma geral, afirmam que há mutações no colágeno e elastina que os tornam insolúveis, causando diminuição na elasticidade e permeabilidade celular.
 

Sugere-se também o desgaste natural das células, onde a exposição a radicais livres danificarão as células causando o envelhecimento.


Enquanto a teoria genética descreve o envelhecimento como sendo determinado pelos genes herdados.

A teoria do marca passo descreve o envelhecimento como um relógio biológico ritmado pelos sistemas neuroendócrino e imunológico, que regula a velocidade do envelhecimento.
 

A idade fisiológica de uma pessoa reflete o estado de saúde, mas pode ou
não refletir a idade cronológica.


Os fatores de estilo de vida que parecem influenciar a idade fisiológica são a adequação e regularidade do sono, frequência de consumo de refeições bem balanceadas, suficiência de atividade física, hábito de fumar, extensão do consumo de álcool e peso corporal.


A doença e a incapacidade não são regras inevitáveis do envelhecimento.


A prevenção e eliminação de fatores de risco e adoção de comportamentos saudáveis, são alguns dos principais determinantes de como uma pessoa envelhece bem.

Como podemos contribuir ?

Diante de tantas teorias científicas, vale resaltar que não há uma fórmula exclusiva, o que vai diferenciar são as escolhas adotadas ao longo da vida.

10 Nutrientes Indispensáveis para Juventude do corpo

Colágeno
Vitamina C
Vitamina E
Vitamina A
Zinco
Selênio
Omega3
Probióticos
Resveratrol
Betacaroteno

Quais Alimentos Encontro?

Colágeno: É uma proteína que auxilia na estrutura, firmeza e elasticidade da pele, unhas e cabelos, alem de reduzir o aparecimento de estrias, e evitar o surgimento de rugas de expressão.Boas fontes desse nutrientes são carnes branca e vermelhas.

Vitamina C: Possui grande poder antioxidante, com efeito rejuvenescedor, auxilia no processo de desintoxicação corporal, melhora do sistema imune. Boas fontes são: goiaba, pimentão vermelho, kiwi, caju, camu-camu, brócolis.

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Vitamina E: Excelente eficiência no combate aos radicais livres, por desempenhar um fator antioxidante.Fontes: sementes de abobora, ovo cozido, salmão, uvas passas.

Vitamina A: Indispensável para garantir a integridade da parede intestinal, aumentar a qualidade de absorção de nutrientes, o que se reflete diretamente na integridade da pele. Fonte: salmão, fígado, gema ovo,atum.


Zinco: Mineral com capacidade de cicatrização e diminuição da ação de bactérias causadoras da acne.Fonte: ostras,castanha de caju, sementes de abóbora, amendoim, carne vermelha, amêndoas.

Selênio: Combate estresse oxidativo e, portanto, auxilia no rejuvenescimento celular da pele. Fonte: sementes de girassol, farelo de trigo, cogumelo e amêndoas.

Ômega 3: Potente anti-inflamatório, combate o aparecimento de acne. Fonte: Semente de chia e linhaça, salmão e atum.

Probióticos: Minimiza as alergias que causam dermatite atópica e fortificam o sistema imune, reduzindo as inflamações. Fontes: Iogurtes coalhadas, kefir.

Resveratrol: Sua ação antioxidante auxilia na renovação celular, proporcionando um efeito rejuvenescedor,melhorando a aparência de rugas e contribuindo na firmeza da pele. Fontes: Uva e o vinho, chocolate amargo e cacau pó

Betacaroteno: Potente antioxidante que auxilia na imunidade, proporciona pigmentação natural da pele, fortalece unhas, elasticidade da pele. Fontes: Manga, Tomates, abóbora, acerola, cenoura.

Fotos: Google
Ana Maria Pereira Cabral ( Nutricionista ,CRN 7302 6º região)
Especialista em Fitoterapia e Suplementação Aplicadas á Nutrição
Clínica e Estética
Especialista em Nutrição Clinica
Especialista Em saúde da família
Bacharel em Nutrição
@sigasuanutri
ana_cabral_nutri@hotmail.com 83 988627867