A TPM, ou Síndrome Pré-Menstrual (SPM), se caracteriza pelo conjunto de sensações que ocorrem cerca de 10 dias antes do início do ciclo menstrual. Segundo dados do Ministério da Saúde, a TPM atinge mais de 70% das mulheres brasileiras.

Por que acontece? A TPM pode estar relacionada com a deficiência de serotonina. Estudos demonstram que os níveis centrais do hormônio são baixos na TPM. Sendo o triptofano precursor do neuro transmissor serotonina, pode agravar a TPM na sua deficiência.

O triptofano é um aminoácido que na sua carência, predispõe as psicopatologias, como depressão e ansiedade, assim como insônia, bulimia e anorexia nervosa. Em nível satisfatório intensifica a saciedade, inibe a gliconeogenese, aumenta a glicemia e a liberação da glicose para o cérebro, diminuindo o apetite e aquela famosa vontade por doces.

O carboidrato estimula a passagem do triptofano pela barreira hematoencefalica, favorecendo a relação triptofano/aminoácidos neuros, o que explica a compulsão por doces da fase da tensão pré-menstrual e quadros de mal humor. ( PASCOAL, VALERIA, 2012).

Alimentos que contribuem para o aumento do triptofano

 

Alimentos indicados:


- Cálcio: leites e derivados, sorvete desnatado, salmão, vegetais verdes e tofu (queijo de soja).
- Vitamina B6: carnes, cereais integrais, banana, batata, lentilha, amendoim, nozes, salmão, atum e fígado de boi.

- Magnésio: vegetais verdes escuros (como espinafre, escarola e brócolis), arroz integral, abacate, banana, beterraba, abacaxi, manga, milho e granola.

- Vitamina D (além do sol): leite, gema de ovo, manteiga, peixes de água fria, shitake seco e óleo de fígado de bacalhau.
- Fibras, legumes e verduras em geral.
- Ácidos graxos: óleo de prímula, ginkgo biloba e ômega 3.

- Água e diuréticos naturais (melancia, melão, alcachofra e abacaxi).


Alimentos não recomendados:


- Frituras
- Gorduras
- Sal
- Açúcar
- Café, chás e bebidas à base de cola
- Álcool
- Margarina
- Molho shoyu
 
Vale ressaltar que um nível adequado de triptofano se faz necessário para uma melhor qualidade de vida. E um maior consumo no período que antecede a TPM, prevenindo então seus sintomas.

Ana Maria Pereira Cabral (CRN 7302 6º região)
Especialista em Fitoterapia e Suplementação Aplicadas á Nutrição Clínica e Estética
Especialista em Nutrição Clinica
Especialista Em saúde da família
Bacharel em nutrição

@sigasuanutri
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