

Carboidratos são vilões? Não, quando a escolha é certa.
Os carboidratos são as principais fontes de energia de uma célula, chamados também de glicídios, hidratos de carbono e açúcares, essas substâncias são encontradas geralmente em alimentos de origem vegetal, como batatas e feijão, e apresentam em sua composição o carbono, hidrogênio e oxigênio.

Uma das principais funções do carboidrato é a de fornecimento de energia. Vale destacar também que os carboidratos atuam como sinalizadores no organismo, participam da estrutura da parede celular, da estrutura do exoesqueleto de artrópodes e da formação dos ácidos nucleicos.
Quando falamos em carboidratos devemos lembrar que não só pães, bolos, macarrão e doces tem essas biomoléculas. Na fotossíntese realizadas por vegetais, o carboidrato é a forma de armazenamento de energia para a planta. Sendo assim todos os alimentos de origem vegetal apresentam carboidratos, incluindo as frutas, mel e derivados do leite também apresentam carboidratos.
Classificação dos carboidratos
Os carboidratos podem ser classificados em três classes principais, utilizando como critério o tamanho de sua cadeia de carbono: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.
Carboidratos simples

Os carboidratos simples são unidades que, ao se unir-se, formam carboidratos mais complexos. Exemplos de carboidratos simples são a glicose, ribose, xilose, galactose e frutose.
Carboidratos Complexos

Os carboidratos complexos, também chamados de carboidratos de baixo índice glicêmico, apresentam uma estrutura química complexa e estão presentes em alimentos ricos em outros nutrientes e fibras, o que lentifica a digestão e absorção da glicose.
Qual a relação dos carboidratos com a perda ou ganho de peso?
Quando os carboidratos não são utilizados na manutenção do nosso organismo, eles são armazenados na forma de glicogênio nos músculos e no fígado, e quando esses “depósitos” ficam cheios, o glicogênio é convertido em gordura.
As melhores fontes de carboidratos?
-
Frutas Inteiras. Maçãs, bananas e morangos
-
Batata-doce
-
Feijão Preto
-
Iogurte Desnatado
-
Lentilha
-
Aveia
-
Pão Integral
-
Arroz Integral
Vale ressaltar que por serem os alimentos complexos, não significa que tenham menos calorias. Fiquem de olho em quantidade e qualidade.
Até a próxima!
Ana Maria Pereira Cabral (CRN 7302 6º região)
Especialista em Fitoterapia e Suplementação Aplicadas a Nutrição
Clínica e Estética
Especialista em Nutrição Clinica
Especialista Em saúde da família
Bacharel em nutrição
@sigasuanutri
Whats 83 988627867