Em tempos de corona virus, como melhorar a imunidade:

A capacidade que o organismo tem de se defender de invasores como vírus, bactérias,
fungos, chama-se imunidade. Costumamos dizer quando ela se encontra baixa, que ficamos predispostos a adoecer.


As substâncias que são estranhas ao nosso corpo, geralmente são chamadas de antígeno. Esses antígenos são combatidos por substâncias que são produzidas pelo sistema imunológico, estas recebem o nome de anticorpos e são de natureza proteica, sua função é reagir de forma bem específica com os antígenos. Quando o nosso sistema
imunológico não consegue combater os invasores de forma eficaz, o corpo pode reagir com doenças, infecções ou alergias.


O intestino é considerado um importante órgão no sistema de defesa imunológica, pois
uma microbiota útil auxilia na digestão e absorção de nutrientes, produzindo vitaminas e diminuindo a proliferação de agentes patógenos.

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Quais alimentos podemos melhorar nosso sistema imune?


A melhor maneira de proteger ou melhorar o sistema imune é fortalecendo-o. Isso pode se dar, através de uma alimentação diversificada, rica em vitaminas, minerais, e micronutrientes que auxiliam na manutenção do sistema imunológico.


Alho

Tem função imunoprotetora e uma boa dose de selênio e zinco, nutrientes importantes para evitar gripes, resfriados e outras doenças. Pode ser consumido no tempero das preparações e adicionado cru para temperar.


Castanha-do-Pará

A castanha-do-Pará é rica em selênio, poderoso antioxidante no combate aos radicais livres, que também turbina o sistema imunológico. Consumir uma ou duas por dia é suficiente para suprir as necessidades diárias de selênio.


Vegetais verde-escuros
 

Brócolis, couve, couve de Bruxelas, rúcula e espinafre são fontes importantes de ácido fólico e vitaminas A, B6 e B12, que possuem papel na maturação das células imunes, ajudando na resistência às infecções.  São alimentos ricos em ácido fólico, nutriente que participa da formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.


Frutas cítricas

Laranja, acerola, limão, kiwi e morango são ricas em vitamina C, antioxidantes, fibras, flavonóides e propriedades antiinflamatórias. 

Gengibre

O gengibre auxilia nas defesa do organismo porque possui importante ação bactericida, além de boas doses de vitamina B6 e C. Pode ser adicionado no suco (1 colher de sopa de gengibre ralado, duas vezes por dia) ou servir para fazer chá (2 colheres de sopa de gengibre fresco para 1 litro de água).

Iogurte natural

O iogurte natural é rico em lactobacilos com propriedades probióticas, que melhoram a microbiota intestinal e fortalecem o sistema imunológico. 

Vale ressaltar que alimentos como açúcar refinado, cafeína, sal, álcool e alimentos industrializados e ricos em gorduras trans podem enfraquecer o sistema imunológico ou deixar a recuperação mais lenta.


Ana Maria Pereira Cabral (CRN 7302 6º região)
Especialista em Fitoterapia e Suplementação Aplicadas á Nutrição Clínica e Estética
Especialista em Nutrição Clinica
Especialista Em saúde da família
Bacharel em nutrição

@sigasuanutri
ana_cabral_nutri@hotmail.com  83 988627867