Eu preciso fazer terapia?


Às vezes, parece que a vida fica pesada demais, não é mesmo? Muitos problemas para resolver e coisas para pensar ao mesmo tempo. Alguns desses sintomas podem se desenvolver a ponto de gerar transtornos como a Ansiedade ou a Crise de Pânico e a Depressão.


A psicoterapia ou simplesmente terapia, trabalha as questões emocionais, oferecendo abordagens construtivas para lidar com problemas de estresse, luto, ansiedade, transição de vida e carreira, relações interpessoais, autoconhecimento, autoestima, entre outros.


A psicoterapia pode ser realizada de forma individual, casal e ainda em grupo, traz diferenças mentais, comportamentais e emocionais.


Qualquer pessoa pode fazer, seja pelo autoconhecimento ou para resolver questões mais profundas. Já ouviu falar que quanto mais reprimimos um pensamento, maior ele fica? Então é sempre bom colocar para fora e ressignificar.


9 Benefícios da Terapia


A terapia vem como auxílio para trabalharmos várias questões nos
momentos mais diferentes das nossas vidas.

1- Alívio do sofrimento e ajuda a criação de novas perspectivas


A terapia age de modo a ensinar estratégias para diminuir o mal-estar e a angústia que sentimos. Para isso, ela ajuda a entender como esses sintomas apareceram em nossa vida e porque se mantêm. Isso além de ajudar a criar estratégias para diminuir esses sofrimentos. À partir disso, conseguimos ver o mundo e a nós mesmos, com novas perspectivas.

2- Autoconhecimento é tudo


Terapia faz com que nos conheçamos melhor: o que é ou não aceitável em nossa vida, nossas origens, nossas qualidades, nossos defeitos, nossas capacidades e muitas outras coisas. Tudo isso ajuda a lidar com os problemas ao nosso redor e autoconhecimento é algo poderoso. Com ele, podemos alcançar melhor nossas metas e desejos.

3- Você aprende a lidar melhor com o outro


Se a terapia tem a capacidade de trazer muito autoconhecimento, então ela é capaz de fazer com que aprendamos a lidar melhor com os fatores externos também. Nossas relações pessoais vão melhorar com certeza.


4- Melhora a inteligência emocional e promove o autoconhecimento


O processo terapêutico ajuda na análise dos medos e as emoções reprimidas. Dessa forma, conseguimos equilíbrio para conseguirmos trazê-los à tona e começar a expressá-los. Como
consequência, entendemos melhor o que nos marcou, como marcou e a força disso em nós.


5- Auxilia a sair da zona de conforto


Muitas vezes nos mantemos em situações e lugares por já estarmos habituados aquilo. Porém, essas mesmas coisas são parte dos nossos problemas, por exemplo, um relacionamento abusivo. É preciso entender como tudo nos influencia e decidirmos sair em busca do que nos faz bem. Mesmo que isso seja difícil.

6- Clareia a mente e favorece o estabelecimento de prioridades


Dentro de uma sociedade em que tudo acontece muito rápido e de maneira intensa, às vezes nos perdemos. Acabamos por prestar mais atenção nas conquistas e escolhas dos outros e, consequentemente, perdemos o foco. Um dos benefícios da terapia é nos ajudar a reconectar conosco mesmo. É através dessa reconexão que conseguimos analisar o que realmente faz diferença em nossas vidas. Dessa forma, conseguimos estabelecer metas, entender melhor o que somos e o significado que temos no mundo. Além, é claro, de entender como nossa trajetória nos conduziu até onde estamos.


7- Ajuda a fortalecer a saúde mental e previne possíveis quedas emocionais


Como dissemos, a terapia nos ajuda a desenvolver a inteligência emocional e o autoconhecimento. Consequentemente, ela é um bom recurso para fortalecer a autoestima e recuperar a sintonia com nosso interior, pois, aprendemos a ser mais compreensíveis e fortes. Dessa forma, olhamos para nossos defeitos não mais como o fim, mas como uma coisa a ser trabalhada.
A partir disso, reconhecemos em nós alguém em quem vale a pena investir. Mesmo que em alguns momentos não ajamos como o que desejamos, saberemos que somos mais do que esse momento. Com isso, as quedas podem acontecer, mas não serão tão duradouras ou profundas.


8- Gerenciamento de Crises


Quantas vezes temos atitudes desproporcionais e explodimos de raiva, angústia e tristeza, ou até mesmo não conseguimos controlar nossas ansiedades por algo bom que esta por vir. A psicoterapia ajuda a regular essas oscilações de sentimentos e das expressões deles.


9- Aprender a separar as coisas


Todo mundo tem problemas para resolver, certo? Mas, às vezes, tudo pode acabar se misturando: os seus, dos seus pais, dos seus amigos, dos seu/sua namorado(a). É importante separar cada coisa para não parecer que você precisa resolver todos os problemas do mundo. A terapia tem essa capacidade de te ajudar a separar uma coisa da outra.

Considerações Finais

A terapia nos ajuda a nos conectar conosco mesmo e nos ajuda a criar ferramentas de compreensão e ajuste de nossos defeitos, aceitação de nossas diferenças e coragem para nos empoderarmos de nós mesmos. Esse é o resultado do trabalho de autoconhecimento que nos dará ainda mais força para lidar com a rotina e com o amor próprio.

Andrea Naves Müller
Psicóloga 06-103094
Especialista em Relacionamentos
@andreanavespsi
andrea@navesmuller.com.br

denise-capa.jpg