pub-9301201605593009
 
Solange Cruz.jpg
IMG-5049.JPG

À primeira vista você não imagina que Solange Cruz tem 50 anos, três  filhos e um neto! Essa linda e jovem mulher, tem formação técnica em Mecânica, mas não seguiu carreira. Trabalha há 29 anos no Estado, como Agente de Organização Escolar (inspetora de alunos). Nascida em 08/07/1970, Solange é uma canceriana apaixonada pela vida. Porém, sua vida nunca foi fácil, mas apesar da rotina pesada, nunca reclamou de ter que trabalhar para dar uma vida melhor para seus filhos.  

 

"Já passei por muitos momentos difíceis na vida, tive dias de alegrias e dias de tristezas mas em nenhum momento pensei em desistir. Caí, me machuquei, e ainda assim tive força e coragem para me levantar e seguir em frente. Venci os obstáculos e cresci com sabedoria e acima de tudo, aprendi a me amar e a me valorizar mais. Com muita fé em Deus fui me fortalecendo dia após dia."

Essa preta maravilhosa, de sorriso largo, adora ler livros, desenhar, assistir filmes, sair com as amigas, dançar e tomar um bom vinho, curtir um churrasco com a família ao som de uma roda de  samba e de muitas risadas. Adora viajar, fotografar, fazer artesanato, curtir praia, tudo como uma boa passista, ama carnaval.

 

Iniciou em 1987 na ala das cabrochas GRCES Mocidade Amazonense, na cidade onde mora, Guarujá/SP, onde está ate hoje como passista. Teve oportunidade de desfilar em outras agremiações como GRCES Capela Imperial-Brasilia (2000), GRCES  Brasil-Santos (2000), GRCES X 9 -Santos, GRCES Perola Negra -São Paulo(2009), GRCES Guarujá-(2013 a 2015), GRCE Vila São Jorge (2017).

Aos 29 anos foi uma das dançarina de Oswaldo Bartolo, onde apresentava o show de mulata dotada de energia e profissionalismo, usando como repertório os sambas enredos, carisma, fantasia  e muito samba no pé, mostrando o que o Brasil tem de melhor.

"Atualmente passista Oficial M.A, sou eternamente grata a meu coreografo  coordenador Caio Cesar pelos  ensinamentos, aprendizado, aula para aperfeiçoar o samba no pé, swing, postura e elegância."

Conheça agora um pouco mais sobre Solange Cruz, nessa entrevista exclusiva.

Entrevista com Solange Cruz

(Ensaio: Antônio Carlos)

2021-04-14-09-45-44-622.jpg

Você já deixou algum sonho para trás?

 

Sim, na adolescência eu desejava ser Designer de Moda, mas teria que estudar em São Paulo e meus pais não tinham condições financeiras; eu desenhava e costurava à mão minhas fantasias de carnaval. Quando minha filha nasceu, eu confeccionava as roupinhas dela. Também quis ser Modelo Profissional mas, como uma boa brasileira, tinha a cintura fina e bundão, então fugia dos padrões para desfilar na passarela, assim nunca me deram uma oportunidade. Tive outros sonhos que não levei adiante, mas o motivo é porque fiquei  apenas sonhando e não tracei um plano para concretizar meus sonhos. Isso não quer dizer que eles morreram, estão  esperando o momento e a oportunidade certa para acontecerem...

2021-04-14-09-26-55-940.jpg

Você se arrepende de algo na sua vida?

 

Não me  arrependi de nada, quando cometemos erros ou escolhas consideradas erradas, o arrependimento pode servir como aprendizado sobre nós e gerando um sentido de responsabilidade e cuidado; entendo que erros fazem parte do nosso processo de sobrevivência, nos ajuda a encarar o arrependimento de outra forma e ajuda a seguir em frente. Eu deveria focar mais em mim, adiei por muitos anos por causa dos meus filhos e minha responsabilidade como mãe, hoje resolvi pensar em mim, mas foram minhas escolhas que me tornaram quem sou, guerreira para lutar, para ser forte.

2021-04-14-09-29-14-386.jpg

Qual foi a sua maior superação ou a maior conquista?

 

Me formei em Técnico em Mecânica, prestei concurso público e fui trabalhar para sustentar a mim e ao meu filho. Enfrentei muitos  preconceitos por ser mãe solteira, fui assediada, mas sempre me dei o respeito. Minha maior conquista foi ter criado meus três filhos sozinha: Maycon, um adolescente de 17 anos, Pâmela, 29 anos, casada, mãe do Davi Lucas de 08 anos, Geovanna de 10 anos. Enfrentei muitos problemas familiares, mas mesmo com a dificuldade, não me abalei. Superei cada dificuldade na minha vida com muita fé e determinação. Tive que ser forte para enfrentar com coragem os desafios da vida e superar  sem medo. A vida é feita de grandes desafios. Eu acredito na força que a superação tem em nossa vida... porque apesar de tantos conflitos do cotidiano, estamos sempre em busca da felicidade. 

Mostrar o corpo totalmente pintado, me senti muito diva, o corpo coberto apenas por pinturas representando a personagem Globeleza no carnaval (GRCES Capela Imperial-Brasília-2000), foi inexplicável.

A perda do meu pai, meu grande exemplo de homem, foi um momento de muita dor.

Solange Cruz2000.jpg

Arquivo Pessoal - CRCES Capela Imperial - Brasília (2000)

Pintura por Marcelo Garça da GRCES Mocidade Amazonense

Quais são seus cuidados de beleza? O que você faz para manter a autoestima em dia?

 

Meus cuidados com o rosto são limpeza de pele e no uso diário e noturno, lavo o rosto com sabonete Natura e depois uso filtro solar. Tenho sempre os lenços de limpeza demaquilante da Natura. Faço esfoliação semanalmente na pele, nunca durmo com maquiagem. Uso pouca maquiagem, amo cuidar do meu corpo, dormir bem, escolho produtos de qualidade. Gosto de cuidar de mim, faz com que eu mantenha minha autoestima elevada. Para isso, procuro ter uma alimentação saudável e tenho personal trainer, Eraldo Nogueira, que me orienta com os exercícios físicos e a cuidar do corpo, me ajudando muito na quarentena. Com isso, me  sinto mais confiante. Pratico exercícios físicos  musculação, fitdance, kickboxing, funcional, stilleto e dança. 

2021-04-14-09-34-26-538.jpg

Como você conheceu o Movimento Top Loba e por que decidiu fazer parte?

 

Conheci o Movimento Top Loba através do Facebook Concurso Top Loba, para mulheres acima de 50 anos, no inicio da pandemia. Além da camiseta e carteirinha virtual, fazer  parte do Clube Top Loba 5 Estrelas, me ajudou muito! Com o treinamento para aprender a fazer as fotos sozinha, sempre evoluo nas fotos pra post, nas fotos das tarefas e agora o ensaio para a Revista Top Loba.

Entrei nesse Clube que só me deu alegrias; entrar no grupo do WhatsApp, troca de experiências, conselhos, desabafos, fazer novas amizades com lobas de todo Brasil, as histórias de superações e conquistas de cada uma, é surpreendente .

Eu me senti encorajada, empoderada a começar a desfilar e fazer ensaio fotográfico, coisa que nunca tinha feito antes!

sol.JPG

Quais foram os benefícios e mudanças que o Clube Top loba trouxe para sua vida?  

 

Foram muitos benefícios, hoje  faço parte de um grupo de mulheres  com histórias belíssimas de superação onde a troca de experiências, é enriquecedora. Sou mais independente, aprendi a me amar em primeiro lugar, a ser mais empoderada, a nunca desistir, por mais que pareça impossível. Aprendi a fazer selfies, montar cenário, fazer pose, me maquiar, e com os tutoriais que a Angel posta no Clube Top Loba, me sinto segura pra fazer as tarefas propostas da semana. Agradeço muito a nossa mentora Angel por me  dar a oportunidade de  ser capa da revista,  melhorou muito minha autoestima.

2021-04-14-09-13-35-998.jpg

Qual conselho você daria para mulheres que se anularam e hoje estão insatisfeitas consigo mesmas? 

 

O conselho que dou a todas as mulheres que estiverem desanimadas, procurem uma atividade física, um curso, ler um bom livro, cuide do seu corpo, de sua saúde, faça  algo que você  goste e não tenha medo de arriscar; toda oportunidade que você experimenta na sua vida, é um aprendizado e não se cobre tanto, aprenda a dizer não. Ter  amor próprio, nao procurar a felicidade no outro, ser você mesma, acredite em você, faça mudanças respeitando seus limites, o objetivo deve ser aprender, crescer e se desenvolver. Quando nos amamos, nossa autoestima aumenta.

8e6c5f39-49c5-40f2-b9db-e2f427fd5efa.JPG

Qual seu maior desejo daqui por diante?

 

Crescer profissionalmente, um mundo sem pandemia, uma carreira de modelo Sênior e, se Deus quiser, pretendo alavancar minha carreira e começar com trabalhos renumerados. Fazer fotos de roupas, acessórios, lingerie, fazendo o que eu gosto, cercada de pessoas que me façam bem. Voltar a estudar, a fazer uma faculdade. Com muita disciplina e consciência, saber lidar com situações da vida, superar pressões, obstáculos, tendo em vista que o foco da minha vida tem que ser eu! 

0e9ae1b0-c80e-4c34-977f-63283abc9cfd.JPG

Escreva uma frase que te representa hoje.

 

Mulher forte, batalhadora, guerreira e empoderada. Uma mulher livre e bem resolvida sabe dos seus limites, dos medos, se ama, independente da opinião dos outros, se cuida. Sou o que quero ser, enfrento desafios sem querer e supero obstáculos com força e determinação, autoestima, amor próprio, uma mulher que luta pelo que quer, sabe onde quer chegar e não se importa com a opinião alheia, nem com os que torcem contra. Uma mulher com experiência, com história.

IMG-5059.jpg