Top Loba da Capa

Icleide Reis

Nossa Miss Simpatia!

Sobre a Consciência Negra...

"Desde sempre, tive muito orgulho de minha arvore genealógica, pois, cada um em seu tempo tem uma estória linda e forte para contar...

Minha avó mineira nossa "Pequena, Grande mulher" analfabeta chegou em São Paulo com seus 4 filhos sem conhecer nada nem ninguém e venceu dando lhes patrimônio e educação. Meu Pai, mestre de obras dava show de competência, sendo o melhor no que fazia sendo assim requisitado por todos. Minha Mãe por onde passava era elogiada por seu porte e elegância, tinha uma forma muito particular de contar suas estórias...

Espírita e Kardecista acreditava num mundo melhor do lado de la. Lia muitos livros sobre o assunto (adorava!) Sou a segunda de 8 filhos e nosso convívio social era entre nós mesmos, pois, meu pai não gostava de pessoas de fora dentro de casa. Quando começamos a estudar, todos gostavam de nos ver sair de casa para a escola, bem arrumadinhos e impecáveis.

Os momentos cruciais em que vivi o racismo foi em minha adolescência no Ginásio (ensino fundamental) meus colegas de classe citavam expressões como: 'Não gosto de preto', 'Escureceu tudo' e para piorar tinha uma musica de sucesso de nome: Nega do cabelo duro do cantor Luis Caldas... aff! vocês não tem ideia do que era andar nas ruas nesta época...

 

Mas nem por isso, com minha pouca idade segui o caminho do ódio, pelo contrario... não entendia o por que de tudo aquilo e minha pergunta era: Por que? Por que de tudo aquilo, por que tanta rejeição?

Não me deixei abater e comecei a enfrentar tudo aquilo e assim fui me fortalecendo... Não há nada mais poderoso do que você na sua razão, na sua fé! O desafio me instigava e feito um bambu que enverga mas não quebra, fui me posicionando; não sabemos quem somos até sermos provocados. E os obstáculos e problemas estão ai para serem vencidos... com certeza não é fácil... e a melhor forma de lutar é através do conhecimento.

 

Estudar, me qualificar e dar bons exemplos era minha meta. Gosto de usar meus cabelos ao natural, jogar capoeira, curtir meu samba e aproveitar tudo o que a cultura negra trouxe de bom para o nosso país. Sempre me assumi Negra, Mulher, Divorciada, com 3 filhos para criar, lutei muito para hoje ser Bacharel em administração de Empresas, Técnica Ambiental e ter formado também meus filhos.

Estamos no mês da consciência negra comemorado no dia 20/11, dia escolhido pela razão da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, morreu lutando pela igualdade e liberdade. Quando o Governo Lula implementou as Cotas para Negros fiquei muito feliz, mas o interessante é que não havia negros com estudo suficiente para preencher as vagas, sabe por que? Auto estima baixa... desestímulo... preconceito e principalmente nível baixíssimo de estudo. Para mim, as cotas na época serviram para dar um sacode e acordar para a vida! Fomos muito injustiçados é verdade...

 

Nossos antepassados foram tirados a força da Mãe Africa, e sofremos até hoje com isso... Porém, temos que seguir e agir para sermos seres humanos melhores e felizes!"

 

"Moralizar passa a ser um recurso delicioso; Criar uma regra de certo e errado sobre as coisas praticadas e julgadas certas" autor Luiz Alca de Santana

"Rendo homenagens a todos os negros e simpatizantes desta causa dentre eles : Leci Brandão, Zezé Motta, Milton Nascimento,Tais de Araujo e Lazaro Ramos o jogador de futebol Aranha, entre tantos outros."

Frases de líderes:

 

" O que me preocupa não é o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos dos sem caráter ou sem ética; o que me preocupa é o silencio dos bons." de: Martin Luther King .

 

"O que afeta diretamente uma pessoa afeta a todos indiretamente." de: Martin Luther King .

 

" Não lutamos por integração ou separação, lutamos para sermos reconhecidos como seres humanos." de: Malcom X

 

Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar as pessoas precisam aprender e, se aprendem a odiar, podem ser ensinados a Amar! " de: Nelson Mandela.