VAMOS FALAR DE HIDRATAÇÃO!

Com a idade vem a retenção de líquidos, por isso, nossa pele fica com aspecto ressecado e a hidratação passa a ser parte obrigatória em nosso dia a dia.
A pele ressecada apresenta aparência rugosa, opaca e áspera e para que esse dano seja menor, é importante que coloquemos água em nosso corpo, de dentro para fora e também de fora para dentro, utilizando cremes e banhos adequados.

unnamed.jpg
  • Beber bastante líquidos, aproximadamente 2 litros por dia;

  • Proteger a pele das agressões externas, evitando o sol em excesso e sem proteção solar;

  • Nas áreas de pouca oleosidade, não deve-se utilizar sabonetes em demasia, bucha e água muito quente, para não diminuir ainda mais o manto lipídico;

  • Caso sejam tomados mais de um banho por dia, os sabonetes devem ser usados no corpo todo apenas em um dos banhos. Nos outros, usar apenas  nos locais de dobras de pele (virilha, axilas, etc.) ou de maior oleosidade;

  • Evitar produtos que contenham álcool em sua fórmula, pois também  podem ressecar a pele;

  • Utilizar hidratantes logo após o banho, nas áreas que apresentem sinais de ressecamento.

Um teste legal para ver o grau de hidratação da sua pele é apertá-la com o polegar e o indicador formando um risco no meio da pele apertada. Segure por um instante e solte-a observando se este risco permanece. Se a resposta for um sim, cuidado, sua pele está com sede!

10.png

Muitas pessoas confundem ou acham que pele seca e pele desidratada se trata da mesma condição da textura da pele. Porém, apesar de ambas possuírem sintomas bem parecidos, elas se tratam de situações distintas.


Como já dito acima, 60% da textura da pele se dá por herança genética. Então, nesse caso, sua pele pode ser seca, por fatores genéticos, mas mesmo assim estar desidratada.

Da mesma forma, uma pele que não seja seca também pode ficar desidratada. Resumindo: a pele seca é uma condição imutável, enquanto a pele desidratada é um estado.

A ESCOLHA DO HIDRATANTE IDEAL


Para que um hidratante funcione bem no seu corpo, o primeiro passo é saber qual é o seu tipo de pele. Uma vez que você já saiba isso, a busca deve ser por cremes hidratantes que sejam indicados para o seu tipo. Vale lembrar que apenas um dermatologista é o profissional realmente qualificado para te fornecer tais informações.


HIDRATANTE FACIAL AINDA PROTEGE O ROSTO DOS RADICAIS LIVRES E EVITA IRRITAÇÕES


Um outro motivo para nunca abrir mão do hidratante de rosto é que o produto cria uma camada protetora contra os radicais livres presentes no ar.
Por outro lado, a maioria dos tratamentos mais eficazes, contra problemas como acne, textura irregular e rugas, tendem a ser bastante agressivos. Por isso, a dica é trocar os produtos por um creme hidratante específico de manhã e à noite para acalmar e regenerar a pele.


PELE HIDRATADA É SINÔNIMO DE PELE UNIFORME E AVELUDADA


Por fim, é impossível conquistar uma pele luminosa, uniforme e lisa sem a hidratar adequadamente! O hábito promove a renovação celular, ajudando a reduzir a aparência de manchas escuras e linhas de expressão e ainda a suavizar a textura superficial da pele, deixando-a aveludada e viçosa. Além de investir em um bom hidratante, uma ótima dica é procurar formas alternativas de promover a hidratação da pele, como investir em um protetor solar nutritivo ou preferir o BB Cream à base de maquiagem comum. 


Até a próxima,
Bjs
Alexandra Bombonato

11.png