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ELEGÂNCIA EM TEMPOS DIGITAIS

Desde a era dos faraós egípcios até o Império Romano, os poderosos sempre exigiram regras de tratamento que os diferenciassem dos escravos e dos pobres. Assim teria surgido o conceito de “etiqueta”, um costume que ganhou força na corte francesa de Luís XIV.

 

O termo teria aparecido na época, quando era comum “etiquetar” (identificar) os visitantes de acordo com o sobrenome e o título de nobreza. Mas foi só no século 15, durante a Renascença, que as regras foram colocadas em prática para separar os nobres “legítimos” dos recém-enriquecidos comerciantes.


No Brasil, o uso e aprendizado da etiqueta ganhou impulso com a vida da Família Real, em 1808. No final do século XIX e começo do seguinte é que finalmente obras foram publicadas e adotadas pelo grande público.

 

Porém não é difícil usar a etiqueta adequada. Geralmente você deve tratar os outros da mesma maneira que gostaria de ser tratado, ou às vezes, até mais educado do que você acha que precisa ser tratado. A etiqueta envolve o respeito daqueles que o cercam e a consideração das suas necessidades.


Numa Consultoria de Imagem ajudamos nossas clientes, não só no estilo, tipo de corpo e quais são as cores mais favoráveis a elas. Também levamos em consideração: sua postura corporal, o andar, o seu tom de voz, e se ela sabe ao menos o básico das regras de etiqueta. Você pode pensar que etiqueta é para gente convencida! Sim, para gente convencida a se aperfeiçoar a cada dia, gente convencida a valorizar bons modos e convencida a dar o seu melhor ao mundo. Portanto não existe arrogância em ter e admirar boas maneiras.

 

Nossa Imagem Pessoal é muito importante e o uso da etiqueta faz parte dela. Nesses tempos em que só conseguimos nos comunicar através da Internet precisamos nos adequar e praticar a NETIQUETA.

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A palavra é decorrente da fusão de duas outras: o termo inglês net (que significa rede) e a palavra “etiqueta” (conjunto de normas de condutas sociais) e consiste no conjunto de boas maneiras e de bom senso que tornam o uso da Internet mais amigável, eficiente e agradável.

 

Apesar da explosão de popularidade, as redes sociais são um fenômeno recente, em que os comportamentos virtuais ainda estão se definindo. Porém, cada vez mais nos utilizamos delas para expor nossas ideias, comunicarmos com nossos amigos, aprendermos coisas novas, enfim, para estarmos “conectados” com o mundo. Portanto, estar sempre atento a certas regras de comportamento “online” é muito importante para não criarmos situações de constrangimento.


Uma das redes sociais mais utilizadas é o WhasApp. E ele vai ser nosso referencial da Netiqueta.

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O que parecia ser a solução dos problemas para quem tem uma vida agitada, longe da família e com equipes de trabalho muito grandes, os grupos de WhatsApp têm, em sua maioria, se tornado verdadeiros carmas para o usuário do aplicativo. Mensagens que não acabam mais, fotos e mais fotos que lotam os arquivos dos celulares e os áudios e vídeos desnecessários estão entre as principais reclamações.


Para evitar constrangimentos, brigas sérias e até mesmo aquela mágica do “silenciar grupo”, vamos conhecer regras indispensáveis para você ser agradável, inspirador e educado com seus conhecidos.


Veja abaixo e não se esqueça: “não faça aos outros, o que você não quer que seja feito a você”.

1. Respeite o horário comercial. Não mande mensagens de “bom dia” às 5 horas da manhã. Não é todo mundo que está acordado a essa hora.

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2. Mensagens no grupo - só escreva nos grupos o que for de interesse comum a todos e que estiver relacionado ao tema do grupo, da forma mais sucinta possível. A quantidade excessiva de mensagens acaba com a bateria dos participantes e as notificações na tela incomodam.

3. Desviar do objetivo do grupo - é extremamente irritante entrar num grupo de estudos, profissional, ou até de algum tema específico e ver que todo mundo conversa sobre tudo, menos sobre o tema. Pior ainda quando as pessoas enviam vídeos que acabam com a bateria dos participantes e podem prejudicar as pessoas no ambiente profissional. Por incrível que pareça, existem pessoas que têm a cara de pau de vender produtos nos grupos.

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4. Adicionar todo mundo no grupo - quando você adiciona alguém a um grupo sem consentimento, além de deixar a pessoa confusa quanto ao motivo, ainda acaba expondo seu número de telefone. É uma “sinuca de bico”, pois quando a pessoa decide sair do grupo, se não der satisfação aos participantes, acaba sendo vítima de rumores e fofocas.

5. Imediatismo e risquinhos azuis - Ninguém é obrigado a responder mensagens assim que ler, portanto, ficar cobrando respostas só porque viu os risquinhos azuis de confirmação de leitura é um atestado de ansiedade. A outra pessoa realiza inúmeras atividades diárias que podem impossibilitar responder na hora. Se é urgente mesmo, faça uma chamada ou escreva que é urgente.

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6. Áudio - escutar áudios em viva voz ou no aparelho requer intimidade, privacidade e tempo. Se é uma conversa longa, opte por fazer uma chamada, e sempre que possível prefira mensagens de texto, assim você não irá pressionar uma resposta ou irá lotar a memória do telefone da outra pessoa. As mensagens de voz devem ser curtas, concisas e reservadas para emergências, quando é mais fácil falar do que digitar.

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7. Checar mensagens - em uma reunião profissional é de péssimo tom ficar checando mensagens do WhatsApp, primeiro porque é um desrespeito com os outros participantes e também passa uma imagem de desinteresse para a empresa. O mesmo vale para quando você está conversando pessoalmente com alguém – deixe para checar as notificações mais tarde.

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8. Cuidado com o Caps Lock - não solte mensagens com TUDO ESCRITO EM MAIÚSCULA. Parece que está gritando ou que não tem familiaridade com o teclado.

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9. Não mande palavra por palavra – é irritante!

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10. Erros de português – procure escrever corretamente. Se tem dúvidas na escrita de uma palavra coloque no Google. Ele mostra a forma correta de escrever. Lembre- se – é a sua Imagem que está em jogo.

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